Escola estadual leva quatro premiações na Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico
Escola Estadual Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios, conquistou o bronze
A Escola Estadual Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios, foi destaque na Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico, conquistando quatro medalhas de bronze no Nível 4 da competição, que abrange instituições de ensino médio. A premiação ocorreu no último dia 23, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Promovida pelo Instituto de Matemática da Ufal, a Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico ocorreu nos últimos dias 04 e 11 e reuniu escolas públicas e particulares em uma iniciativa que estimula a memória, capacidade de raciocínio e criatividade dos estudantes por meio de provas, jogos e desafios lógicos.
.jpg)
Terceira premiação
Responsável pela preparação dos alunos, o professor Lucyan Mendonça comemorou a conquista, ressaltando que este foi o terceiro ano consecutivo que a escola teve medalhas na Maratona. “Foram 4 equipes premiadas num total 15 estudantes, o maior número de premiados que tivemos em uma mesma edição. Agradecemos todo o apoio da equipe gestora de nossa escola e da 3ª Gerência Especial de Educação. É muito bom ver os estudantes acreditando em seu potencial”, falou.
Os estudantes também destacaram a importância da premiação. “A Maratona de Raciocínio Lógico ampliou meus conhecimentos e me proporcionou, mais uma vez, a oportunidade de representar a escola pública. Participar de competições de raciocínio lógico é sempre desafiador e contribui para o desenvolvimento de habilidades como agilidade na tomada de decisões e na resolução de problemas. Espero que nossa conquista inspire outros estudantes, pois elas nos motivam a seguir com ainda mais dedicação”, declarou Levi Ferreira da Silva, que, em 2024, foi ouro no evento.
Sua colega Maria Eduarda Silva dos Santos agradece o apoio recebido. “Sou imensamente grata à escola por todo o aprendizado, apoio e dedicação ao longo dessa caminhada", afirmou.
A maratona
Este ano, a maratona foi gamificada e os alunos só avançavam para a realização da prova escrita se vencessem, ao menos, três jogos ou desafios que poderiam ser xadrez, dama, quadrilha ou cubo mágico. Isso tornou o nível da competição mais acirrado. “Além disso, nas provas escritas do ensino médio, incluímos questões de concursos públicos, o que é uma forma de trabalhar a temática do raciocínio lógico ainda na Educação Básica”, explica o diretor do Instituto de Matemática e coordenador do evento, Isnaldo Isaac Barbosa.
E já foram anunciadas novidades para 2026: na próxima edição, será incluído também o RPG, jogo de mesa onde os participantes assumem papéis de personagens e constroem juntos uma história.
“A Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico se tornou uma referência em todo o Brasil, rendendo inclusive premiações ao nosso instituto. Recentemente apresentamos o projeto no 8º Simpósio de Formação de Professores de Matemática, em Brasília, e essa experiência vai se tornar um livro”, adiantou o professor Isnaldo.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
