Educação

Escola estadual leva quatro premiações na Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico

Escola Estadual Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios, conquistou o bronze

Por 7Segundos, com Assessoria 25/10/2025 15h03
Escola estadual leva quatro premiações na Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico
Premiação aconteceu na Ufal - Foto: Ascom Seduc

A Escola Estadual Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios, foi destaque na Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico, conquistando quatro medalhas de bronze no Nível 4 da competição, que abrange instituições de ensino médio. A premiação ocorreu no último dia 23, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Promovida pelo Instituto de Matemática da Ufal, a Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico ocorreu nos últimos dias 04 e 11 e reuniu escolas públicas e particulares em uma iniciativa que estimula a memória, capacidade de raciocínio e criatividade dos estudantes por meio de provas, jogos e desafios lógicos.

Terceira premiação

Responsável pela preparação dos alunos, o professor Lucyan Mendonça comemorou a conquista, ressaltando que este foi o terceiro ano consecutivo que a escola teve medalhas na Maratona. “Foram 4 equipes premiadas num total 15 estudantes, o maior número de premiados que tivemos em uma mesma edição. Agradecemos todo o apoio da equipe gestora de nossa escola e da 3ª Gerência Especial de Educação. É muito bom ver os estudantes acreditando em seu potencial”, falou.

Os estudantes também destacaram a importância da premiação. “A Maratona de Raciocínio Lógico ampliou meus conhecimentos e me proporcionou, mais uma vez, a oportunidade de representar a escola pública. Participar de competições de raciocínio lógico é sempre desafiador e contribui para o desenvolvimento de habilidades como agilidade na tomada de decisões e na resolução de problemas. Espero que nossa conquista inspire outros estudantes, pois elas nos motivam a seguir com ainda mais dedicação”, declarou Levi Ferreira da Silva, que, em 2024, foi ouro no evento.

Sua colega Maria Eduarda Silva dos Santos agradece o apoio recebido. “Sou imensamente grata à escola por todo o aprendizado, apoio e dedicação ao longo dessa caminhada", afirmou.

A maratona

Este ano, a maratona foi gamificada e os alunos só avançavam para a realização da prova escrita se vencessem, ao menos, três jogos ou desafios que poderiam ser xadrez, dama, quadrilha ou cubo mágico. Isso tornou o nível da competição mais acirrado. “Além disso, nas provas escritas do ensino médio, incluímos questões de concursos públicos, o que é uma forma de trabalhar a temática do raciocínio lógico ainda na Educação Básica”, explica o diretor do Instituto de Matemática e coordenador do evento, Isnaldo Isaac Barbosa.

E já foram anunciadas novidades para 2026: na próxima edição, será incluído também o RPG, jogo de mesa onde os participantes assumem papéis de personagens e constroem juntos uma história.

“A Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico se tornou uma referência em todo o Brasil, rendendo inclusive premiações ao nosso instituto. Recentemente apresentamos o projeto no 8º Simpósio de Formação de Professores de Matemática, em Brasília, e essa experiência vai se tornar um livro”, adiantou o professor Isnaldo.