Hospital da Cidade realiza segunda etapa da força-tarefa de ultrassonografias no Outubro Rosa
Ação oferece exames gratuitos, orientação sobre prevenção do câncer de mama e colo do útero, e atendimento humanizado para mulheres de todas as regiões da capital
O Hospital da Cidade, primeiro hospital municipal de Maceió, realiza neste final de semana a segunda etapa da força-tarefa para disponibilização de exames de ultrassonografia, oferecendo atendimento gratuito e humanizado como parte das ações do Outubro Rosa. A mobilização, que iniciou no último final de semana, dias 18 e 19, será concluída neste final de semana, dias 25 e 26 de outubro, oferecendo gratuitamente 1.200 exames de ultrassonografia, incluindo mama, abdômen e pelve, para mulheres de todas as regiões da capital, exclusivamente para pacientes reguladas pelo sistema Pronto, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A ação foi cuidadosamente planejada para garantir acolhimento, agilidade e atendimento humanizado, com uma estrutura completa que permite realizar 300 exames por dia. Além disso, as colaboradoras do hospital também estão sendo contempladas, reforçando o cuidado com quem cuida. Durante a mobilização, o hospital distribui informativos com orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, dois dos tipos mais comuns entre as mulheres no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, quando detectado precocemente, o câncer de mama apresenta até 95% de chance de cura. Já o câncer do colo do útero, que registra mais de 17 mil novos casos por ano no país, pode ser prevenido com a vacina contra o HPV, indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e com a realização regular do exame preventivo, recomendado a mulheres entre 25 e 64 anos, a cada três anos.
Pacientes que estiveram no hospital neste sábado elogiaram a iniciativa. Moradora do bairro Canaã, Marluce Ramos, destacou a importância da ação. “Maravilhosa. Todas nós estávamos precisando, essa programação é boa para mim e para tantas outras mulheres. O atendimento é 10, tudo de muita qualidade, foi rápido e até ganhei um bombom”, brincou.

Jaciclecia da Silva também aprovou o atendimento gratuito. “Acabei de ser atendida, fiz a ultrassonografia da mama, graças a Deus deu tudo normal. O atendimento é excelente, estou bem feliz com o que vi aqui”, acrescentou.

Dona Rosalinda Felix, da Ponta Grossa, aproveitou a oportunidade para colocar em dia o monitoramento solicitado pela médica que a acompanha. “Fiz o exame e já estou com o resultado. Todo mundo muito atencioso, estou muito satisfeita, só tenho a agradecer", frisou.
Para Camila Porciúncula, diretora-presidente do Maceió Saúde, organização que administra o Hospital da Cidade, a ação representa um marco para a saúde pública da capital. “Estamos mostrando que o cuidado com a saúde da mulher é uma prioridade real. Essa força-tarefa vai além da entrega de exames, ela leva acolhimento, informação e acesso. É assim que a gente constrói um serviço público mais humano e efetivo”, afirmou.
A diretora-geral do hospital, Dra. Célia Fernandes, reforçou a importância do atendimento integral e com empatia. “Queremos que cada mulher se sinta segura e valorizada. Nossa missão é cuidar de forma completa, com diagnóstico, prevenção e, principalmente, respeito. Com essa grande ação do Outubro Rosa, o Hospital da Cidade reforça seu papel como equipamento público essencial, que une tecnologia, sensibilidade e compromisso com a vida cuidando de quem mais precisa, com excelência e humanidade”, destacou.
Gerido pela organização social Maceió Saúde, o Hospital da Cidade atua como referência em atenção hospitalar no município, com foco em qualidade, inovação e cuidado humanizado.
Últimas notícias
AMA abre inscrições para o Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Prefeitura de Maceió divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
STF terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro
Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
