Vereadora denuncia covas rasas e ossadas expostas em cemitério de Maceió
Durante fiscalização no Cemitério Mãe do Povo, no Jaraguá, vereadora Teca Nelma denuncia covas rasas, ossadas expostas e falta de estrutura nos cemitérios de Maceió
A vereadora Teca Nelma (PT) denunciou o estado de abandono e descaso dos cemitérios públicos de Maceió. Durante fiscalização realizada no Cemitério Mãe do Povo, no Jaraguá, a parlamentar constatou problemas graves, como covas rasas, falta de estrutura e espera de até três dias por vagas para um sepultamento. A situação foi mostrada em um vídeo divulgado nas redes sociais da vereadora na segunda-feira (27).
No local, a vereadora encontrou trabalhadores informando que algumas covas estariam abertas por um problema provocado por abelhas. No entanto, havia ossadas expostas pelo cemitério. Em julho deste ano, a Defensoria Pública de Alagoas chegou a denunciar a Prefeitura de Maceió, cobrando medidas emergenciais para recuperar mausoléus e liberar novas vagas nos cemitérios municipais, mas, até o momento, não houve manutenção adequada no local.

Teca destacou um levantamento da Agência Tatu, divulgado em 2023, informando que mais da metade dos sepultamentos em Maceió aconteciam em covas rasas, sem estrutura adequada. Ela também citou a situação do Cemitério de Santo Antônio, no Bebedouro, que está interditado há mais de cinco anos devido ao afundamento do solo, e o São José, no Trapiche da Barra, onde a lama e a falta de limpeza tomaram conta dos túmulos.
Com a proximidade do Dia de Finados, Teca destacou a urgência de garantir condições dignas para as famílias que buscam enterrar seus entes queridos. “Não se trata apenas de estrutura, mas de respeito ao povo e à memória de Maceió. O abandono dos cemitérios é o espelho de uma administração que perdeu a sensibilidade com as pessoas”, declarou a vereadora.

Para a parlamentar, a situação representa uma crise agravada pela falta de planejamento e pela omissão da gestão municipal. Ela reforçou que seu mandato continuará acompanhando a situação e exigindo providências urgentes. “Cuidar desses espaços é respeitar a história da cidade e garantir dignidade até o fim da vida. Maceió merece respeito, e nós não vamos nos calar”, concluiu
Últimas notícias
Saiba quem eram os 4 policiais mortos durante a megaoperação no Rio
Teca Nelma reúne juventude no sertão para debater políticas públicas
Dois suspeitos confessam roubo de joias da coroa francesa no Louvre
Mães de mortos questionam operação no Rio: “Arrancaram o braço dele"
Lula ficou "estarrecido" com número de mortos no Rio, diz Lewandowski
HGE registra 88 atendimentos no feriado do Dia do Servidor Público
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
