Emprega Mais Alagoas abre inscrições para 430 vagas em cursos de qualificação em Maceió e Paripueira
Estão abertas vagas para novas turmas de Gestão e Produção de Conteúdo para Redes Sociais, Fotografia, Produção de Doces e Salgados, Design de Sobrancelhas, Unhas em Gel e Cabeleireiro
A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) abriu inscrições para novas turmas do Programa Emprega Mais Alagoas em Maceió e Paripueira, oferecendo 430 vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional. As aulas acontecem de 3 a 7 de novembro, com formações nas áreas de Gestão e Produção de Conteúdo para Redes Sociais, Fotografia, Produção de Doces e Salgados, Design de Sobrancelhas, Unhas em Gel e Cabeleireiro.
Em Maceió, as aulas serão na unidade do Instituto Ideas, localizada na Rua Cleto Campelo, nº 6, Jacintinho, ao lado da Igreja AD Brás Alagoas. No período da tarde (13h às 17h), serão ofertados os cursos de Design de Sobrancelhas, Produção de Doces e Salgados e Fotografia. Já no período noturno (19h às 22h), acontecem as turmas de Unhas em Gel e Gestão e Produção de Conteúdo para Redes Sociais.
Em Paripueira, serão oferecidos os cursos de Redes Sociais, Produção de Doces e Salgados, Design de Sobrancelhas, Unhas em Gel e Cabeleireiro, com aulas também nos períodos da tarde (13h às 17h) e da noite (19h às 22h). As atividades acontecerão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria das Graças Oliveira, localizada no Loteamento Porto Belo, no centro da cidade. As inscrições estão sendo feitas presencialmente na sede da Secretaria da Mulher de Paripueira.
Os interessados em participar dos cursos de Maceió devem acessar o Instagram da Seteq (@setealagoas) e fazer a inscrição pelos links disponíveis nos stories. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, e os cadastros não contemplados permanecerão na base de dados da Seteq para futuras turmas.

O secretário executivo da Seteq, Erik Silveira, destacou que a ampliação dos cursos para o interior reflete o compromisso do Governo de Alagoas com a qualificação profissional em todo o estado. “O compromisso da Seteq é qualificar o trabalhador alagoano onde quer que ele esteja. Do litoral ao Sertão, estamos levando oportunidades do Emprega Mais Alagoas e ampliando o número de trabalhadores capacitados. Na semana passada, celebramos ao lado do governador Paulo Dantas a marca de 3 mil certificados entregues, e até o fim deste ano ampliaremos ainda mais essas entregas. Agora é a vez de Paripueira e Maceió”, afirmou Erik.

O programa
O Emprega Mais Alagoas oferece qualificação profissional gratuita em diversas áreas, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Desde a criação do programa, mais de 3 mil trabalhadores já foram capacitados.
Em 2025, até o mês de outubro, já foram entregues 1.559 certificados, sendo 1.030 para mulheres, o que representa um aumento de 140% em relação a todo o ano de 2024, quando foram emitidos 1.110 certificados. Esse número deve crescer ainda mais, já que diversas turmas estão em fase de conclusão. Somente em Maceió, mais de 2 mil pessoas estão inscritas para os próximos cursos.
Entre os destaques recentes está o curso de Filé Alagoano, concluído em Piaçabuçu, que capacitou 27 mulheres no tradicional artesanato reconhecido como patrimônio imaterial do Estado. A formação fortalece a cultura local e amplia as oportunidades de geração de renda.
Outro destaque é o curso de Redes Sociais, que já formou centenas de alunos. A capacitação ensina técnicas de produção e gestão de conteúdo digital, preparando profissionais para atuar como social media, filmmaker e designer utilizando apenas o smartphone. Em 2025, mais de 250 alunos já concluíram a formação, de um total de 500 matriculados nas turmas realizadas em Maceió, União dos Palmares, Chã Preta, Maribondo, Messias e Joaquim Gomes.
Também muito procurado, o curso de Fotografia ensina técnicas de fotografia profissional com o uso de câmeras fotográficas. Centenas de alunos já foram capacitados e outros estão em fase de conclusão.
Além dessas formações, o programa oferece cursos de grande demanda, como Cabeleireiro, Barbeiro, Designer de Sobrancelhas, Confeiteiro, Manicure, Maquiagem e Doces e Salgados Finos, entre outros, reforçando o compromisso da Seteq com a geração de emprego e renda em Alagoas.

Veja também
Últimas notícias
Cresce a violência e Leonardo Dias compara Maceió ao Rio: “Risco real”
Saiba quem eram os 4 policiais mortos durante a megaoperação no Rio
Reeducando é encontrado morto na Penitenciária Baldomero Cavalcanti, em Maceió
Teca Nelma reúne juventude no sertão para debater políticas públicas
Dois suspeitos confessam roubo de joias da coroa francesa no Louvre
Mães de mortos questionam operação no Rio: “Arrancaram o braço dele"
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
