Semed Maceió leva programação diversificada à 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Agendas valorizam educadores, estudantes, cultura e diversidade
A Secretaria Municipal de Educação(Semed) de Maceió preparou uma extensa programação para a 11ª Bienal do Livro de Alagoas, que contará com a presença de sua Biblioteca Móvel, na entrada do Centro de Convenções, no bairro Jaraguá. As atividades ocorrerão todos os dias, entre sábado (1º) e 9 de novembro, na Biblioteca, no mezanino (Espaço Afrofuturista), no estande e nas salas temáticas, incluindo oficinas, lançamentos de livros e experiências interativas voltadas a públicos de todas as idades.
Durante todos os dias, o Espaço Afrofuturista receberá o público, das 9h às 22h, para oficinas de turbante e pintura facial e atividades lúdicas, como Jogo da Memória e Quiz. No estande, além dos jogos, os visitantes contarão ainda com um Espaço Sensorial, voltado à acessibilidade e inclusão, e poderão participar dos lançamentos de vários livros.
A Biblioteca Móvel promoverá diariamente contações de histórias conduzidas pela equipe da Rede de Bibliotecas da Semed e por contadores de histórias da rede municipal, em diferentes horários da manhã, tarde e noite, garantindo uma programação contínua e interativa para o público em geral.
Entre os destaques da programação, estão os lançamentos de livros de estudantes e professores da rede municipal. Na quarta-feira(5), o evento contará com obras como “Histórias que Criei” e “Se Eu Fosse Prefeito”, produzidas por estudantes dos CMEIs Breno Agra e Rosane Collor, além do projeto Pequenos Autores, do CMEI João XXIII.
No mesmo dia, haverá o lançamento do Caderno Ubuntu e dos Protocolos e fluxos da Rede de Proteção Integral para Crianças e Adolescentes no Espaço Escolar.
Valorização
Na quinta-feira(6), o foco será a valorização da produção literária de educadores e técnicos da rede, com os lançamentos de obras como Receitas Culinárias Saudáveis para Datas Comemorativas; Guia de Rotinas Socioemocionais; O Desenvolvimento de Crianças Autistas na Escola; e Vem Brincar com a Gente.
Também serão lançados livros autorais de professores e escritores locais, como As Travessuras de uma Gatinha Especial(Cris Nolasco) e Aventura das Figuras Geométricas (Márcia Portela). À noite, os escritores Emanuel Galvão e João Oliveira Filho apresentam suas obras “Eu Abro a Janela e Vejo a Vida Bela” e “Minha Amiga Estrelinha”, respectivamente.
Encerrando a semana, na sexta-feira(7), o poeta Emanuel Galvão ministra a oficina “Tecendo Poemas”, voltada aos estudantes da Rede Municipal, em dois turnos. As atividades prosseguem até o domingo(9), mantendo os espaços de oficinas, jogos e contação de histórias abertos ao público.
Salas temáticas
Já nas salas temáticas (Siriguela, Jatiúca, Ponta Verde, Umbu, Mangaba e Ipioca), a programação começa na segunda-feira(3) e envolve inúmeras palestras, de profissionais locais e de outras regiões do país, mesas redondas, rodas de diálogo, seminários e lançamentos de obras literárias.
Na noite do dia 3, a partir das 19h, na Sala Siriguela, acontece a Roda de Diálogo "Educação Antirracista: experiências na EJAI da Rede Municipal de Maceió". Na terça, a Sala Jatiúca recebe, entre outros eventos, o 1º Seminário de Literatura de Berço. No sábado(8), às 9h30, crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil(CMEIs) apresentam o espetáculo musical Brincadeiras Sonoras, de Natalhinha Marinho, na Sala Ipioca.
“Com uma programação diversificada, voltada a todos os públicos, mas com um olhar especial para os estudantes e educadores, a Semed Maceió reafirma seu compromisso com a educação, cultura e inclusão, levando à Bienal do Livro experiências que unem arte, literatura e aprendizado para toda a comunidade”, destacou o secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério.
O secretário acrescentou que a Semed levará cerca de 10 mil estudantes para visitas à Bienal e distribuirá 10 mil vale-livros, no valor de R$ 20, para cada um deles. Já para os professores, serão destinados 4.500 vale-livros, no valor de R$ 80. A novidade desta edição é que serão entregues alguns vale-livros também para servidores administrativos das unidades escolares.Confira AQUI a programação completa da Biblioteca Móvel, do Espaço Afrofuturista e do estande.
Confira AQUI a programação completa nas Salas Temáticas.
Veja também
Últimas notícias
Primeira Superlua de 2026 pode ser vista neste sábado (03)
Parque Aquático do Clube do Servidor abrirá neste primeiro fim de semana de 2026
Tia Júlia, Paulo Dantas, Silvio Camelo e Júlio Cezar anunciam novos serviços para o Santa Rita
Motorhome desce ladeira e cai no Rio São Francisco em Piranhas
Leonardo Dias denuncia sofrimento de pacientes em UPAs e cobra autoridades
Motociclista morre após engavetamento na BR-316, em Atalaia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
