Hospital da Criança proporciona primeiro banho de sol para paciente com síndrome rara
Após nove anos vivendo entre hospitais, Hadassah teve um momento especial com assistência humanizada
Após nove anos vivendo entre hospitais, Hadassah Santos viu pela primeira vez o sol. O momento foi proporcionado pela equipe multidisciplinar do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió. A criança de 9 anos tem uma síndrome rara e outras comorbidades.
Hadassah nasceu com a Síndrome de Edwards, ou trissomia do cromossomo 18, que é uma condição genética causada por uma cópia extra do cromossomo 18. Essa síndrome provoca atrasos no crescimento físico, deficiência intelectual e múltiplas anomalias físicas e de órgãos. Além disso, a pequena tem malformações que afetam ossos, músculos e articulações e insuficiência respiratória crônica.
A paciente nasceu na Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm), em Maceió, e de lá ficou um longo período na ala pediátrica do Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo a mãe da criança, Savana Santos, o primeiro banho de sol foi um momento emocionante para a filha e para todos ao redor.
%20(4).jpeg)
“Nós viemos pra cá há mais ou menos um mês. São nove anos que estamos entre os hospitais e, hoje, foi maravilhoso. A equipe daqui do Hospital da Criança levou a minha filha pra tomar banho de sol e foi muito emocionante. Estou muito feliz. Eu sempre falava isso: ‘Meu Deus, quando é que a minha filha vai ver o sol?’ E hoje nos proporcionaram esse momento muito maravilhoso”, salienta a mãe.
A supervisora da reabilitação do Hospital da Criança de Alagoas e fisioterapeuta, Ivana Rocha, acompanhou a história de Hadassah desde a internação no HGE.
“Ela é dependente da ventilação mecânica. Fazemos um tratamento paliativo em crianças que têm a mesma condição que ela para oferecer mais qualidade de vida e uma assistência mais humanizada. Esse momento é o mínimo que podemos fazer e temos uma equipe preparada para isso”, acrescenta a profissional.
Últimas notícias
Caio Bebeto diz que saúde é a pior pasta do Estado e afirma que setor 'vive na UTI'
Mulher é presa com drogas escondidas nas roupas íntimas no bairro Benedito Bentes
Jovem foi confundido com membro de facção e assassinado em Maceió, diz testemunha
Jovem trans desaparecida é encontrada morta em área de mata em Coqueiro Seco
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
