Hospital da Criança proporciona primeiro banho de sol para paciente com síndrome rara
Após nove anos vivendo entre hospitais, Hadassah teve um momento especial com assistência humanizada
Após nove anos vivendo entre hospitais, Hadassah Santos viu pela primeira vez o sol. O momento foi proporcionado pela equipe multidisciplinar do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió. A criança de 9 anos tem uma síndrome rara e outras comorbidades.
Hadassah nasceu com a Síndrome de Edwards, ou trissomia do cromossomo 18, que é uma condição genética causada por uma cópia extra do cromossomo 18. Essa síndrome provoca atrasos no crescimento físico, deficiência intelectual e múltiplas anomalias físicas e de órgãos. Além disso, a pequena tem malformações que afetam ossos, músculos e articulações e insuficiência respiratória crônica.
A paciente nasceu na Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm), em Maceió, e de lá ficou um longo período na ala pediátrica do Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo a mãe da criança, Savana Santos, o primeiro banho de sol foi um momento emocionante para a filha e para todos ao redor.
%20(4).jpeg)
“Nós viemos pra cá há mais ou menos um mês. São nove anos que estamos entre os hospitais e, hoje, foi maravilhoso. A equipe daqui do Hospital da Criança levou a minha filha pra tomar banho de sol e foi muito emocionante. Estou muito feliz. Eu sempre falava isso: ‘Meu Deus, quando é que a minha filha vai ver o sol?’ E hoje nos proporcionaram esse momento muito maravilhoso”, salienta a mãe.
A supervisora da reabilitação do Hospital da Criança de Alagoas e fisioterapeuta, Ivana Rocha, acompanhou a história de Hadassah desde a internação no HGE.
“Ela é dependente da ventilação mecânica. Fazemos um tratamento paliativo em crianças que têm a mesma condição que ela para oferecer mais qualidade de vida e uma assistência mais humanizada. Esse momento é o mínimo que podemos fazer e temos uma equipe preparada para isso”, acrescenta a profissional.
Últimas notícias
Mulher é presa em Maceió após descumprir condições da execução penal
PRF inicia Operação Finados 2026 nas rodovias federais de Alagoas
PRF prende motorista com maconha e pistola com 11 munições em Rio Largo
PRF divulga balanço da Operação Eleições 2026 do Segundo Turno em Alagoas
Rafael Brito alerta para fake news sobre fim da escala 6x1 e reforça direito ao descanso
Maceió inicia reordenamento de ambulantes na orla nesta quinta-feira (29)
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
