Rafael Brito aprova projeto que beneficia pessoas em tratamento do câncer
Projeto de Lei garante ao trabalhador o direito de se ausentar do trabalho, sem prejuízo do salário, para acompanhar o cônjuge
Foi aprovado, nesta quinta-feira (06), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, o parecer favorável do deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), ao Projeto de Lei nº 2.558/2024, que garante ao trabalhador o direito de se ausentar do trabalho, sem prejuízo do salário, para acompanhar o cônjuge ou companheiro diagnosticado com câncer, nos dias de sessões de quimioterapia e radioterapia.
De autoria do deputado Acácio Faracho (MDB-AP), o projeto acrescenta o inciso XIII ao artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), reconhecendo a importância do apoio familiar durante o tratamento oncológico. Rafael Brito, relator da proposta na Comissão de Trabalho (CTRAB) e agora na CCJC, destacou que a medida fortalece a rede de apoio emocional e social de quem enfrenta o câncer.
“O tratamento oncológico é extremamente delicado e exige não apenas cuidados médicos, mas também amparo afetivo. Garantir que o trabalhador possa acompanhar seu cônjuge ou companheiro em sessões de quimioterapia ou radioterapia, sem prejuízo salarial, é uma forma do Estado reconhecer a importância do vínculo familiar nos momentos mais difíceis”, afirmou Rafael Brito.
Em seu relatório, o parlamentar ressaltou que o projeto está em consonância com os direitos fundamentais à saúde e à proteção da família, previstos na Constituição Federal. Agora, o projeto segue para apreciação no Senador Federal.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
