Alagoas vai à COP30 com foco na transformação ecológica e parcerias estratégicas
Estado consolida sua participação na conferência global do clima com projetos sustentáveis e articulações internacionais intermediadas pela Serfi
Às vésperas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), a partir de segunda-feira (10), o Governo de Alagoas intensifica sua preparação sob a coordenação da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi).
A pasta, liderada pelo secretário Júlio Cezar, tem desempenhado papel central na articulação de projetos e estratégias que colocam o Estado em sintonia com a agenda global de sustentabilidade e descarbonização.
Entre as principais ações está o desenvolvimento do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE), iniciativa construída em parceria com o Consórcio Nordeste.
Em Alagoas, a Serfi liderou o processo de elaboração do plano, reunindo órgãos estaduais como a Secretaria de Estado de Governança Corporativa (Governança), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), o Gabinete Civil do Governo do Estado, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).
O trabalho resultou em 12 projetos sustentáveis, que vão de ações de mitigação das mudanças climáticas a soluções de incentivo à economia verde — todos incluídos no documento que será lançado pelos governadores do Nordeste durante a COP30.
Além da oficina de construção do PTE-NE, realizada em Maceió, a Serfi também conduziu a validação técnica do plano em Brasília, consolidando as contribuições de Alagoas no contexto regional.
“Alagoas está trilhando um caminho sólido rumo à economia verde. A Serfi tem sido o elo entre o Governo do Estado, os parceiros nacionais e internacionais, e as instituições financeiras que acreditam no potencial transformador do Nordeste. Nossa missão é mostrar, na COP30, que Alagoas não apenas acompanha o debate global sobre sustentabilidade — mas é parte ativa da solução”, destacou o secretário de Estado Júlio Cezar
A Secretaria também é responsável pela coordenação das agendas estratégicas do Governo de Alagoas na conferência, articulando reuniões com bancos multilaterais de desenvolvimento, coalizões de entes subnacionais e instituições estrangeiras. Essas parcerias visam viabilizar cooperação técnica e financiamento de projetos voltados à transição ecológica.
Outro eixo de atuação da Serfi é o suporte logístico e burocrático para a participação do Estado na COP30, assegurando que toda a representação alagoana — técnica e política — tenha plena estrutura para dialogar, apresentar resultados e buscar novas oportunidades.
Segundo Júlio Cezar, a presença de Alagoas em Belém “marca um novo capítulo da diplomacia verde nordestina”, em que os estados da região atuam de forma integrada e estratégica. “Estamos unidos em torno de um mesmo propósito: construir um Nordeste protagonista na transformação ecológica do Brasil”, concluiu o secretário.
Veja também
Últimas notícias
Primeira-dama de Maceió comemora número histórico de cirurgias de catarata do Programa Olhar da Gente
Procon Maceió divulga primeira pesquisa de acompanhamento da Best Friday
Dois Riachos e Minador do Negrão recebem serviços da Defensoria Pública na próxima semana
Metade dos municípios de AL não possui estrutura para política de segurança alimentar, revela IBGE
Lei de Leonardo Dias que estabelece multa de R$ 5 mil por uso ofensivo de símbolos cristãos é aprovada
Parque Aquático do Clube do Servidor de Arapiraca estará fechado neste fim de semana
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
