Agricultura

Feira da Agricultura Familiar e do Cooperativismo chega à sua 2ª edição

Evento reunirá mais de 60 cooperativas, associações e empreendimentos individuais entre os dias 13 e 16 de novembro, no Corredor Vera Arruda, em Maceió

Por Agência Alagoas 10/11/2025 16h04
Feira da Agricultura Familiar e do Cooperativismo chega à sua 2ª edição
Evento valoriza produtos da agricultura familiar - Foto: Assessoria

A capital alagoana será palco, de 13 a 16 de novembro, da 2ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e do Cooperativismo, que reunirá produtos de agricultores e agricultoras de todas as regiões do estado no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, em Maceió. A feira será aberta ao público na quinta-feira (13), às 15h, com solenidade oficial de abertura marcada para às 18h.

Com o objetivo de aproximar o campo da cidade, a iniciativa também oferecerá atrações culturais, rodas de conversa e espaço criativo para crianças e encontros comerciais, com o intuito de tornar a iniciativa num ambiente de convivência, aprendizado e de ocupação do espaço público com atividades que valorizem o aprendizado e o trabalho dos agricultores familiares.

Mais de 60 cooperativas, associações e empreendimentos individuais ligados à agricultura familiar alagoana estarão reunidos nesse grande espaço de integração e celebração da produção local, com exposição e comercialização de cerca de 150 produtos diferentes, incluindo frutas, hortaliças, mel e derivados, licores, geleias, molhos, cocadas, artesanato e comidas regionais.

O evento é promovido pelo Governo de Alagoas, através das Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Consórcio Nordeste.

Sobre a feira


A primeira edição da Feira aconteceu em 2024 e tornou-se um marco para o setor produtivo, alcançando o 4ª lugar em volume de vendas entre a feiras do Circuito do Consórcio Nordeste e consolidou o interesse do público urbano pelos produtos da agricultura familiar, possibilitando a continuidade do evento.

Nesta 2ª edição, a proposta é de que a Feira se consolide como evento permanente do calendário de feiras do Nordeste. O evento também conta com a parceria da Unicafes/AL, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN).

A iniciativa integra o Circuito Nordestino de Feiras, que percorre os estados da região Nordeste e será finalizado no Maranhão com a Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), que finaliza o calendário de eventos para as cooperativas e associações da região Nordeste.

Serviço

2ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e do Cooperativismo

Data: 13 a 16/11/2025


Local: Corredor Vera Arruda, Jatiúca, Maceió

Horários: 15h às 21h

*13/11 com solenidade oficial de abertura às 18h

*Encerramento 16/11/2025, das 9h às 14h

Programação



13 de novembro (quinta-feira) – Abertura Oficial

· 15h - Abertura ao público;

· 15h30 - Encontro da Rede de Colegiados Territoriais de Alagoas: "Tempo de Retomada, construindo caminhos";

· 17h - Encontro de Conexões Comerciais: Do Campo ao Mercado;

· 18h - Cerimônia Oficial de Abertura com as autoridades;

· 19h às 21h00 - Apresentação musical, com trio de forró pé-de-serra.


14 de novembro (sexta-feira)

· 15h – Abertura ao público;

· 15h30 – Oficina Gastronômica Infantil: “Sabores que alimentam o Futuro”;

· 16h30 - Contação de Histórias no Espaço Infantil Criativo;

· 17h30 - Roda de Conversa: “Empreendedorismo e Inovação no Campo: Oportunidades para a Agricultura Familiar e o Cooperativismo”;

· 19h - Roda de Conversa: “Acesso ao Crédito e Fortalecimento da Agricultura Familiar e do Cooperativismo”.

· 20h às 21h - Apresentação Musical.


15 de novembro (sábado)

· 15h – Abertura ao público;

· 15h- Contação de Histórias no Espaço Infantil Criativo;

· 16h - Workshop: “Comercialização Cooperativa: Estratégias, Mercados e Sustentabilidade”;

· 17h - Lançamento do Livro: “De quem, Para quem e Para que”, de Delso Oliveira Andrade;

· 18h - Oficina Gastronômica Alimentação Saudável e Sustentável: “Do campo à Mesa”;

· 19h às 21h - Apresentação Musical.


16 de novembro (domingo) – Encerramento

· 9h00 – Abertura ao público;

· 10h00– Roda de conversa: “Agroecologia: Caminhos para uma Agricultura Sustentável e Saudável”;

· 11h30 às 13h - Celebração dos territórios rurais com a apresentações musical e culturais;


Espaços permanentes durante todo o evento

· Espaço dos Expositores: Exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar;

· Espaço Infantil Criativo: Contação de histórias e atividades educativas;

· Palco Cultural: Apresentações artísticas, musicais e manifestações populares;

· Área Gastronômica: Produção e comercialização de alimentos.