Acompanhamento nutricional é essencial antes e depois da cirurgia bariátrica, diz especialista
Segundo registros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), destacados pela revista Veja, em 2022, o Brasil registrou a realização de 74.738 cirurgias bariátricas. Com isso é evidente a necessidade de um acompanhamento nutricional pré e pós operatório.
Pollyany de Melo, nutricionista, pós-graduada em Terapia Nutricional Enteral (IPGS) e com capacitação em Nutrição Bariátrica pelo Hospital Albert Einstein, atua com o acompanhamento nutricional pré e pós-bariátrico, auxiliando pacientes que estão se preparando para a cirurgia ou que já passaram por ela.
“A busca por cirurgia bariátrica, alimentação saudável e exercícios físicos estão relacionados a exigência estética na sociedade, mas também pelo aumento de obesidade que ainda cresce no país, que se tornou uma questão de saúde pública", destaca Pollyany de Melo.
Considerada uma doença crônica, a obesidade é uma questão de saúde pública que cresce em pesquisas realizadas no país e no mundo. De acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), 2025 tem uma estimativa de que 2,3 bilhões de pessoas adultas estarão acima do peso e 700 milhões estarão diagnosticadas com obesidade. Aqui no Brasil a doença aumentou 72% em 13 anos, de 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019.
Em contrapartida, a busca por qualidade de vida e bem-estar com práticas de atividades físicas e boa alimentação estão em alta, favorecendo a procura por uma vida saudável, isso colabora para à saúde física e mental. Muitas pessoas iniciam por conta própria ou motivadas por amigos e colegas, no entanto é essencial um acompanhamento clínico com especialista nas diversas áreas da saúde.
“Atuar na nutrição pré e pós cirurgia é essencial para que não exista remissão, além de proporcionar qualidade de vida e adaptação, a avaliação e o acompanhamento nutricional irá colaborar na reposição nutricional", explica Pollyany de Melo.
“A alimentação de quem passa pela cirurgia é mudada conforme o sistema metabólico do corpo, além de variar pelo tipo de bariátrica realizada. A dieta adequada é necessária com especialista pois, com à mudança na alimentação, há uma pequena absorção de nutrientes, logo devemos repor. Após a cirurgia, o paciente come menos, porém a alimentação deve ser de qualidade, cada organismo é um, por isso deve existir esse acompanhamento de forma contínua e individualizada”, conclui.
Últimas notícias
Defesa de Vorcaro nega ‘com veemência’ negociar delação premiada
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Jovem fica ferido em acidente de moto no município de Maragogi
Mulher deixa sofá secando na porta e ele acaba levado por caminhão de lixo em Maceió
Brasil demonstra cautela diante do convite de Trump para integrar o Conselho de Paz de Gaza
Arapiraca abre Carnaval com 'Escolha do Rei, Rainha' e do melhor 'Estandarte do Folia' nesta sexta
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
