Estudante viraliza após confundir “Up: Altas Aventuras” com “Altas Horas” na redação do Enem
Apesar do equívoco no nome do filme, professora garante que a nota da redação não será afetada
A estudante Raquel Fernandes, de 16 anos, viralizou nas redes sociais após contar que confundiu o nome do filme “Up: Altas Aventuras” com o programa “Altas Horas” ao utilizar a animação como repertório na redação do Enem 2025. Ela conta que entrou em desespero ao perceber o equívoco e pensou que teria sua redação zerada.
“Na hora, eu entrei em um desespero tão grande que comecei a chorar pensando que ia zerar a redação. O famoso ditado: eu pensei que ia arrasar na prova, mas a prova que arrasou comigo”, relatou.
Ao terminar o exame e conferir o caderno de questões, Raquel percebeu a troca. O namorado dela, Júlio Inglês, de 18 anos, decidiu gravar um vídeo contando o caso e publicou nas redes sociais, onde a história rapidamente se espalhou.
“Eu esperei três horas para ela pegar o caderno, porque saí cedão. Aí ela fez: ‘Deixa eu ler minha redação pra tu… Não tem aquele filme do velhinho do balão? Altas Horas’. Era ‘Up: Altas Aventuras’, e ela botou ‘Altas Horas’”, brincou Júlio no vídeo, enquanto Raquel aparece rindo.
A estudante explicou que, ao ler o tema da redação — “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” — lembrou imediatamente do enredo da animação da Pixar. No filme de 2009, o idoso Carl Fredricksen tenta realizar o sonho de sua falecida esposa e parte em uma aventura ao amarrar milhares de balões à própria casa.
“Assim que li o tema, pensei: ‘esse tema se encaixa muito bem com esse filme’, porque conta a história de um idoso que tenta levar a vida após perder a esposa. Só que eu citei ‘Up: Altas Horas’, e não ‘Up: Altas Aventuras’”, contou.
Raquel e Júlio fizeram a prova no mesmo local — ela pela primeira vez. Ambos desejam ingressar na área da saúde, especialmente em Medicina. A candidata afirma que só percebeu o erro ao ler a redação para o namorado após deixar o local de prova.
“Eu achei que tinha ido muito bem na redação, até ir contar feliz pro meu namorado, e ele dizer que o nome do filme era ‘Up: Altas Aventuras’ e não ‘Up: Altas Horas’. Na hora ele entrou em crise de riso e eu fiquei desesperada”, lembra.
Apesar da confusão, especialistas explicam que o deslize não deve afetar sua nota. Segundo a professora de redação Lorena Leon, o nome incorreto do filme não é motivo para penalização, desde que o candidato tenha feito a contextualização correta.
“Não há nada que possa penalizá-la dentro dessa perspectiva, se ela tiver feito uma contextualização que vá ao encontro do enredo do filme”, esclarece a docente.
Últimas notícias
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
