Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Somados os postos de trabalho indiretos, a criação de vagas no estado chega a 65 mil, estima Governança
O pacote de investimentos anunciado pelo Governo de Alagoas para a Região Metropolitana de Maceió deve gerar 42.473 empregos diretos, segundo estimativa divulgada nesta segunda-feira (17), pela Secretaria de Estado da Governança Corporativa. De acordo com o estudo, somados os postos de trabalho indiretos, a criação de vagas no estado passa de 65 mil.
Anunciado na terça-feira (11), pelo governador Paulo Dantas, o investimento do Governo para a Grande Maceió tem um valor total de R$ 5 bilhões, que serão empregados em obras e serviços estruturais. Somente na triplicação da AL-101 Sul – no trecho que vai da ponte Divaldo Suruagy até a Barra de São Miguel – serão investidos R$ 500 milhões.
Ao longo da obra, que já deve ser iniciada no primeiro semestre de 2026, serão gerados 7,4 mil postos de trabalho diretos, sendo 812 deles já no início dos trabalhos, no trecho de 3,4km ainda na capital alagoana. “Este é um investimento que movimenta a economia, cria oportunidades e transforma o território em verdadeiro canteiro de obras. Cada iniciativa significa emprego na construção civil e renda para o comércio local”, afirmou o governador, ao anunciar o pacote. “Estamos fazendo o que nunca foi feito: um investimento planejado que devolve dignidade e impulsiona o desenvolvimento”, acrescentou.

Em obras que já se encontram em andamento, como a restauração da AL-101 Norte, recuperação de pontes – incluindo a Divaldo Suruagy – e restauração de diversos trechos de rodovias de todos os 13 municípios que compõem a Região Metropolitana de Maceió, foram abertos mais de 4 mil empregos diretos.
Somada a esse volume, a implantação de pavimentação, drenagem e urbanização das sedes dos municípios da Grande Maceió, especialmente no trecho que vai de Maceió à Barra de Santo Antônio – obra também em andamento –, será responsável pela geração de 2.938 vagas diretas de trabalho.
A geração de postos de trabalho por meio dos investimentos do Governo de Alagoas deverá contribuir significativamente para reduzir ainda mais o desemprego no estado. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada na sexta-feira (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a taxa de desocupação em Alagoas no terceiro trimestre deste ano é de 7,7%, uma das menores do Nordeste. De acordo com o levantamento, o estado conta atualmente com um contingente de 1,2 milhão de pessoas ocupadas.
Veja também
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é internada no Hospital Metropolitano após colocar unhas em gel
Traipu inicia formação do NUCA e fortalece protagonismo juvenil
Aeronave que levava ministro do Congo cai e pega fogo após derrapar na pista
[Vídeo] Homem assalta loja de conveniência de posto de combustível, em Maceió
Robinho é transferido e deixa o 'presídio dos famosos' em Tremembé
Turista atacada por três cães na orla de Paripueira perde movimentos dos dedos
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
