Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Suspeita de vazamento leva Inep a antecipar gabarito e anular três questões do Enem. Caso é apurado pela PF
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, nesta terça-feira (18), que vai antecipar a divulgação do gabarito oficial do segundo dia do Enem 2025 para às 10h desta quarta-feira (19). A publicação estava prevista para quinta-feira (20).
A mudança ocorre em meio à suspeita de vazamento de três questões da prova. Os itens foram anulados e, segundo o Inep, a Polícia Federal foi acionada para investigar o caso.
As suspeitas ganharam força após denúncias nas redes sociais de que perguntas semelhantes às aplicadas no domingo (16/11) teriam circulado previamente. Diante disso, o instituto afirma ter decidido agir para preservar a lisura e a validade do Enem.
“Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova”, informou o Inep em nota.
O gabarito do primeiro dia de prova já havia sido divulgado na semana passada. Com a antecipação da nova publicação, os candidatos poderão conferir todas as respostas oficiais ainda nesta quarta-feira.
A medida também abre caminho para que os estudantes façam uma pré-análise do próprio desempenho antes de eventuais recursos, caso necessário.
Live de aluno
A live que levantou a suspeita de vazamento do Enem foi transmitida no YouTube na última terça-feira (11/11). Em um dos trechos, o estudante Edcley de Souza apresentou uma questão de Biologia sobre espécies restritas a determinados ambientes — tema que reapareceu na prova oficial, com quatro das cinco alternativas idênticas às trabalhadas em seu curso.
Edcley nega ter plagiado questões do Enem. Ele afirma que utilizou “engenharia reversa”, método que parte da resolução de exercícios para, depois, aprofundar a teoria. Nas redes sociais, disse ter antecipado temas da prova graças à técnica e afirmou estar “democratizando a educação”.
O estudante também reagiu às críticas de professores que o acusaram de fraude, alegando que eles “não conhecem engenharia reversa” e que a prática é comum no ensino superior, especialmente em cursos de medicina.
Após a repercussão da live, que durou seis horas, estudantes passaram a levantar nas redes sociais a hipótese de vazamento. Prints compartilhados por usuários apontam que o universitário teria tido acesso antecipado a itens sigilosos do Enem e os repassado a alunos de seu curso preparatório.
Diante da polêmica, o Ministério da Educação (MEC) acionou a Polícia Federal e decidiu, nesta terça-feira (18/11), anular três questões do Enem 2025, após identificar que o universitário antecipou conteúdos semelhantes aos aplicados no último domingo.
Segundo a pasta, há indícios de que perguntas de pré-testes do Inep — usados para calibrar futuras questões — foram incorporadas ao curso preparatório on-line.
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
