Rede estadual conquista 45 medalhas nas olimpíadas alagoanas de Química, Matemática e Quimeninas
Premiação ocorre no próximo dia 27, no Auditório da Reitoria da Ufal
A rede estadual de ensino conquistou 45 medalhas nas edições 2025 das olimpíadas alagoanas de Química (OALQ) e de Matemática (OAM), além da Olimpíada Quimeninas. As provas foram aplicadas entre os meses de agosto e setembro.
Vinte e seis estudantes da rede estadual conquistaram medalhas na Olimpíada Alagoana de Química (OALQ), das quais 6 são de ouro, 10 de prata e 10 de bronze. Dentre as unidades com estudantes medalhistas estão as escolas estaduais Adalberto Marroquim (Batalha); José Enoque de Barros (Girau do Ponciano), Padre Aurélio Gois (Junqueiro), Aristheu de Andrade (Colônia Leopoldina), Professor Pedro de França Reis (Arapiraca), Dorgival Gonçalves (Campo Alegre), Pedro Joaquim de Jesus (Teotônio Vilela).
Conquistaram ainda a Pedro Teixeira de Vasconcelos (Maceió) e o Colégio da Polícia Militar (CPM) Tiradentes, unidades Maceió e Arapiraca. Fora isso, a rede estadual teve ainda 187 Menções Honrosas nas unidades acima citadas bem como nas escolas estaduais Belarmino Vieira Barros (Minador do Negrão), Muniz Falcão (Cacimbinhas), Professor José Moacir Teófilo (Arapiraca), Senador Rui Palmeira (Arapiraca), José Aprígio Brandão Vilela (Teotônio Vilela), Alfredo Gaspar de Mendonça (Maceió) e Marcos Antônio Cavalcanti Silva Maceió).
Já na Olimpíada Quimeninas, que, assim como a OALQ, integra o Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ), a rede estadual foi prata com a estudante Jamile Bonifácio Santos, da Escola Estadual Professor José Felix de Carvalho Alves, de São Sebastião, e ainda teve 38 Menções Honrosas com alunas das escolas estaduais Moreira e Silva (Maceió), Dr. Fernandes Lima (Maceió), Álvaro Paes (Coité do Noia), Rosa de Castro Fonseca (Tanque D’Arca), Ana Lins (São Miguel dos Campos), José Enoque de Barros (Girau do Ponciano), José Felix de Carvalho e o Colégio Tiradentes – Unidades Maceió e Arapiraca.
Seis mil seiscentos e dezessete estudantes de escolas públicas e privadas participaram da OALQ 2025, que abrangeu alunos do 9º ano do ensino fundamental a 3a série do ensino médio. A rede estadual respondeu por mais da metade dos inscritos, totalizando 3.856 participantes.
Já Quimeninas teve 2.095 participantes inscritas entre alunas de escolas públicas e particulares. Pela rede estadual, 362 alunas de 19 escolas se submeteram às provas.
Matemática
Na Olimpíada Alagoana de Matemática, competição promovida pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM-UFAL), a rede estadual conquistou 18 medalhas (1 ouro, 5 pratas e 12 bronzes), além de 7 Menções Honrosas.
As medalhas foram conquistadas por estudantes das escolas estaduais Padre Cabral (Maceió), Manoel de Matos (Santana do Mundaú) e o Colégio Tiradentes Unidades Arapiraca e Maceió. Além do Colégio Tiradentes e da Escola Estadual Manoel de Matos, a Escola Estadual Padre Jefferson de Carvalho, de Arapiraca, também obteve Menção Honrosa.
Cinco mil duzentos e sessenta e dois estudantes alagoanos de escolas públicas e particulares participaram da OAM, cujas provas foram aplicadas nos dias 21 de agosto (1ª fase) e 28 de setembro (2ª fase). Pela rede estadual, 1164 estudantes de 47 escolas se submeteram às provas, as quais foram divididas em quatro níveis: nível 1 - 6º ou 7º ano do ensino fundamental; nível 2 - 8º ou 9º ano do ensino fundamental; nível 3 - ensino médio e nível 4- universitário.
A premiação da OALQ acontece na próxima quinta-feira (27) no Auditório da Reitoria da Ufal, no Campus A.C Simões, em Maceió. Das 13h às 14h30, ocorre a premiação do nível 1, enquanto, das 14h30 às 15h30, será a vez dos medalhistas do nível 2. A premiação dos níveis 3 e 4 será das 16h às 17h.
Meninas de ouro
Ana Laura Correia, da Escola Estadual José Enoque de Barros, de Girau do Ponciano, e Sawanny Medeiros, da Escola Estadual Adalberto Marroquim, de Batalha, foram medalhistas de ouro da OALQ. Elas se disseram surpresas com o resultado.
“Não estava esperando este resultado maravilhoso e fiquei sem acreditar quando recebi a notícia. Estou muito feliz”, relatou Ana Laura.
“Fiquei surpresa ao saber que era medalhista de ouro. Sou muito grata por este momento”, revelou Sawanny.
Já Lília Fernanda Sousa, do Tiradentes Arapiraca, arrebatou seu segundo ouro consecutivo na OAM. Ela já havia conquistado bronze em 2023 e, em 2024, fez história como a terceira estudante do sexo feminino a conquistar uma medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em Alagoas – e a primeira arapiraquense. Este ano, dentre outras conquistas, já foi ouro nas olimpíadas brasileiras de Língua Inglesa (OBLI) e de Geopolítica (OBGP), além de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF).
“Agradeço a Deus pela conquista e agradeço aos meus pais, aos meus professores e a todos que fazem parte do Colégio Tiradentes por todo o apoio e suporte nesta jornada. Estar entre os quatro medalhistas de ouro no nível 2 e ser premiada com ouro pela segunda vez consecutiva é uma honra. Enxergo esta nova premiação como reflexo do meu esforço, progresso e amor pela matemática e considero a OAM uma grande oportunidade para incentivo aos estudantes na área das Ciências Exatas”, refletiu Lilia.
Últimas notícias
Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo
Polícia Militar apreende menor com drogas e quantia em dinheiro em Piranhas
PM e Corpo de Bombeiros fiscalizam casas de evento em Marechal Deodoro
3º BPM registra recorde e lidera número de prisões em Alagoas no mês de outubro
Lula evita comentar decisão do STF sobre prisão de Bolsonaro
Carreta pega fogo na BR-316, em Maribondo; bombeiros são acionados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
