HGE registra 331 atendimentos durante o feriadão da Consciência Negra
Hospital é referência no tratamento de média e alta complexidade em diversas áreas
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, atendeu mais 331 pessoas no feriadão da Consciência Negra, que ocorreu de 20 a 23 deste mês. Foram 159 vítimas de casos clínicos, 152 de acidentes, 16 de agressões, além de duas pessoas que atentaram contra a própria vida e duas crianças feridas por queimadura.
Dos 152 atendimentos a vítimas de acidentes, 80 foram procedentes do trânsito (38 colisões, 32 por moto, quatro por bicicleta, três atropelamentos e três capotamentos), 64 tiveram motivações casuais e oito se feriram no trabalho. Já dos 16 casos de agressões, dez foram por agressões corporais, três por arma branca e três por arma de fogo. Todos receberam o atendimento multidisciplinar e a atenção de médicos especialistas.
O neto de Maria José Gomes de Almeida, de 55 anos, foi um dos alagoanos que precisou dos serviços da maior unidade de urgência e emergência de Alagoas. Ele virou um copo com café quente e sofreu queimaduras de segundo grau no tórax, abdômen e pescoço. Como estava com 14% de área corporal lesionada, a transferência para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) foi necessária.
%20(2).jpg)
“A minha outra neta, de 10 anos, havia colocado o copo em cima da mesa do armário, já afastado com medo de ele mexer. Mas, como um raio, enquanto pegava uma água na geladeira, ele foi direto até o copo e virou. Foi uma agonia nessa hora! O levei para a torneira e depois procurei atendimento médico na minha cidade”, lembrou Maria, que reside com a família no Povoado Pilões, em São José da Tapera.
A criança, com apenas um aninho, recebeu o primeiro atendimento médico na Unidade Mista Ênio Ricardo Gomes, que fica no município de procedência. Em seguida, o menor foi transferido para o Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema. Como as lesões necessitavam de cuidados mais especializados, o atendimento precisou continuar no HGE, em Maceió.
“Aqui está tudo bem, não tenho do que reclamar. A mãe dele está grávida e tem outros três filhos para cuidar, então eu precisei vir ficar com ele. A gente não imaginava que o nosso feriadão iria terminar assim. Ficamos muito preocupados, mas, vendo ele sendo bem cuidado, sei que logo voltaremos para casa”, pontuou a avó da criança.
O HGE é referência no tratamento de média e alta complexidade em diversas áreas, principalmente em urgência e emergência em casos relacionados a traumas, cardiologia, neurologia, pediatria, cirurgia vascular e queimaduras. Ele possui o CTQ, que é a única unidade exclusiva em Alagoas para o tratamento de queimaduras, exclusiva para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda durante o Feriadão da Consciência Negra, os plantonistas do HGE viabilizaram 137 altas, 103 novas internações, 36 transferências e 55 procedimentos cirúrgicos.
"Enquanto uma parte da população aproveitou o feriadão, o nosso HGE seguiu funcionando com equipes completas e altamente preparadas para atender cada pessoa que chega precisando de cuidado imediato. Contudo, quero expressar minha gratidão a todos que estiveram de serviço neste período. Vocês são o coração pulsante da nossa unidade. Graças ao comprometimento e à dedicação de cada um, nós seguimos salvando vidas e oferecendo um atendimento seguro, digno e acolhedor à nossa comunidade”, declarou o diretor médico, Miquéias Damasceno.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
