HGE registra 331 atendimentos durante o feriadão da Consciência Negra
Hospital é referência no tratamento de média e alta complexidade em diversas áreas
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, atendeu mais 331 pessoas no feriadão da Consciência Negra, que ocorreu de 20 a 23 deste mês. Foram 159 vítimas de casos clínicos, 152 de acidentes, 16 de agressões, além de duas pessoas que atentaram contra a própria vida e duas crianças feridas por queimadura.
Dos 152 atendimentos a vítimas de acidentes, 80 foram procedentes do trânsito (38 colisões, 32 por moto, quatro por bicicleta, três atropelamentos e três capotamentos), 64 tiveram motivações casuais e oito se feriram no trabalho. Já dos 16 casos de agressões, dez foram por agressões corporais, três por arma branca e três por arma de fogo. Todos receberam o atendimento multidisciplinar e a atenção de médicos especialistas.
O neto de Maria José Gomes de Almeida, de 55 anos, foi um dos alagoanos que precisou dos serviços da maior unidade de urgência e emergência de Alagoas. Ele virou um copo com café quente e sofreu queimaduras de segundo grau no tórax, abdômen e pescoço. Como estava com 14% de área corporal lesionada, a transferência para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) foi necessária.
%20(2).jpg)
“A minha outra neta, de 10 anos, havia colocado o copo em cima da mesa do armário, já afastado com medo de ele mexer. Mas, como um raio, enquanto pegava uma água na geladeira, ele foi direto até o copo e virou. Foi uma agonia nessa hora! O levei para a torneira e depois procurei atendimento médico na minha cidade”, lembrou Maria, que reside com a família no Povoado Pilões, em São José da Tapera.
A criança, com apenas um aninho, recebeu o primeiro atendimento médico na Unidade Mista Ênio Ricardo Gomes, que fica no município de procedência. Em seguida, o menor foi transferido para o Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema. Como as lesões necessitavam de cuidados mais especializados, o atendimento precisou continuar no HGE, em Maceió.
“Aqui está tudo bem, não tenho do que reclamar. A mãe dele está grávida e tem outros três filhos para cuidar, então eu precisei vir ficar com ele. A gente não imaginava que o nosso feriadão iria terminar assim. Ficamos muito preocupados, mas, vendo ele sendo bem cuidado, sei que logo voltaremos para casa”, pontuou a avó da criança.
O HGE é referência no tratamento de média e alta complexidade em diversas áreas, principalmente em urgência e emergência em casos relacionados a traumas, cardiologia, neurologia, pediatria, cirurgia vascular e queimaduras. Ele possui o CTQ, que é a única unidade exclusiva em Alagoas para o tratamento de queimaduras, exclusiva para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda durante o Feriadão da Consciência Negra, os plantonistas do HGE viabilizaram 137 altas, 103 novas internações, 36 transferências e 55 procedimentos cirúrgicos.
"Enquanto uma parte da população aproveitou o feriadão, o nosso HGE seguiu funcionando com equipes completas e altamente preparadas para atender cada pessoa que chega precisando de cuidado imediato. Contudo, quero expressar minha gratidão a todos que estiveram de serviço neste período. Vocês são o coração pulsante da nossa unidade. Graças ao comprometimento e à dedicação de cada um, nós seguimos salvando vidas e oferecendo um atendimento seguro, digno e acolhedor à nossa comunidade”, declarou o diretor médico, Miquéias Damasceno.
Últimas notícias
Na ALE, Cabo Bebeto dá voz à população de Palmeira dos Índios contra demarcação de terras
Justiça regulariza propriedades de 601 agricultores de Mata Grande
Ex-primeira-dama de Alagoas deve fazer dobradinha com Marina Candia para 2026
Governo formaliza termo para instalação de Delegacia da Criança e do Adolescente e Cisp da Mulher
AMA faz parceria com Ipea e Fiocruz Brasília para seminário a técnicos municipais
DPU promove mutirão de atendimento em União dos Palmares no dia 2 de dezembro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
