Maceió

Cooperativa que fornece queijo para escolas municipais de Maceió é suspeita de adulterar alimento

A suspeita fez com que Comissão Permanente de Aplicação de Sanções Administrativas (CPASA) abrisse um processo administrativo para investigar a possível irregularidade

Por Wanessa Santos 27/11/2025 13h01 - Atualizado em 27/11/2025 13h01
Cooperativa que fornece queijo para escolas municipais de Maceió é suspeita de adulterar alimento
Foi identificado que o produto tinha um aspecto diferente, indicando a presença de amido na composição - Foto: Canva Pro

A prefeitura de Maceió, por meio da Agência de Licitações, Contratos e Convênios (ALICC), notificou a Cooperativa Vale do Paraíba, que fornece alimentos para a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED), devido a uma suspeita de que associação tenha entregado queijo mussarela, servido nas escolas, adulterado. Foi identificado que o produto tinha um aspecto diferente, indicando a presença de amido na composição, o que indica um queijo adulterado ou de qualidade inferior ao que deveria ser entregue.

No documento, foi descrito que “após a primeira entrega da Cooperativa às Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, alguns gestores escolares solicitaram averiguação da Coordenação quanto a composição do Queijo Mussarela, as mesmas relataram aspecto e textura condizente com a presença de amido, item não constante na composição nutricional do Edital desta SEMED/MACEIÓ”.

A suspeita fez com que Comissão Permanente de Aplicação de Sanções Administrativas (CPASA) abrisse um processo administrativo para investigar a possível irregularidade. Caso fique comprovado, a empresa deverá responder pelo decumprimento no contrato firmado com o município.

A notificação foi feita na última terça-feira (25). A Cooperativa, agora terá 15 dias úteis para apresentar defesa e documentos que expliquem ou justifiquem o ocorrido.