Lula vai a Pernambuco inaugurar obras em meio a impasse de aliados
O presidente chega ao estado natal na terça (02/12), cercado de aliados que desejam concorrer ao Senado na chapa que apoiará sua reeleição
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai a Pernambuco na próxima terça-feira (2/10) para entregar obras hídricas e também fazer inaugurações. O pano de fundo da viagem é um impasse de aliados no estado que lhe deu 66,9% dos votos em 2022.
Uma constelação de nomes busca garantir lugar na dança das cadeiras da disputa pelo Senado em 2026, e caberá ao petista fazer uma escolha sobre quem estará na chapa do seu partido.
Na base do presidente Lula em Pernambuco, estado onde ele nasceu, há pelo menos quatro nomes postos para a disputa, que tem duas vagas no próximo ano. O atual senador Humberto Costa (PT), a ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e a ex-deputada estadual Jô Cavalcanti (PSol).
Ainda há uma série de pré-candidatos de partidos de Centro, que possuem boa relação com Lula. São eles o atual senador Fernando Dueire (MDB), o ex-senador Armando Monteiro (Podemos) e ainda o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União).
Um elemento importante na definição das candidaturas será o prefeito do Recife, João Campos (PSB). O filho do ex-governador Eduardo Campos concorrerá ao governo de Pernambuco com apoio de Lula e pode privilegiar um aliado próximo, não necessariamente o favorito do petista.
Lula ainda visita o estado em meio a uma disputa, nos bastidores, pelo Banco do Nordeste, que está sem presidente desde que o ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara deixou o cargo, em outubro. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), quer o comando da entidade para um aliado, como informou o colunista Igor Gadelha no Metrópoles.
Agenda em Pernambuco
Lula conduzirá a cerimônia de entrega da Barragem Panelas II, no município de Cupira (PE), no contexto do programa Caminho das Águas, que prevê levar água do Rio São Francisco a regiões secas e semiáridas do Nordeste.
Na ocasião, o presidente também anuncia a retomada das obras da Barragem Igarapeba, em São Benedito do Sul (PE).
Essas obras fazem parte do aparato de segurança hídrica na Zona da Mata Sul de Pernambuco, como parte do sistema integrado de controle e regularização de cheias dos rios Una e Sirinhaém.
Segundo o Planalto, o “complexo de barragens tem como objetivo amortecer picos de vazão, proteger áreas urbanas vulneráveis e assegurar a regularização hídrica para consumo humano e uso produtivo regional”.
Últimas notícias
Ex-prefeita de Passo de Camaragibe comemora cassação do prefeito Ellisson Santos pelo TRE-AL
Profissionais da Saúde de Traipu participam de fórum com foco na qualificação da Atenção Básica
João Campos e Tabata Amaral anunciam que estão noivos
Lula vai a Pernambuco inaugurar obras em meio a impasse de aliados
Colisão entre moto e carro deixa motociclista ferido na BR-316 em Palmeira dos Índios
Paciente morre após ambulância em que estava sendo transportada sofrer acidente na AL-220 em Batalha
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
