Política

Irmão de Renan Calheiros procura Arthur Lira para intermediar crise entre governistas e Motta

Aliados do presidente Lula admitem que o clima entre o Executivo e Legislativo atingiu o ponto mais crítico dos últimos anos

Por Felipe Ferreira 10/12/2025 11h11
Irmão de Renan Calheiros procura Arthur Lira para intermediar crise entre governistas e Motta
Renildo Calheiros pediu o apoio de Lira para mediar a crise com Hugo Motta - Foto: Montagem 7Segundos

O irmão do senador Renan Calheiros (MDB), o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB-PE), foi um dos aliados do presidente Lula (PT) que procurou o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP) para intermediar a crise com Hugo Motta momentos antes da votação do PL da Dosimetria.

Segundo informações publicadas na Folha de Pernambuco, Renildo Calheiros pediu a Lira, rival histórico de seu irmão em Alagoas, para encontrar um “caminho do meio” já que o presidente da Câmara não teria informado ao Planalto que pautaria o projeto que reduz as penas de Bolsonaro e aliados.

Antes de buscar Lira, aliados de Lula tentaram conversar com Motta em seu gabinete, mas o presidente não se encontrava. Outro fator que atrapalhou a tentativa de negociação foi a crise instalada no final da tarde quando o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) ocupou a cadeira da Presidência da Câmara dos Deputados.

Segundo informações de bastidores, lulistas reclamam que Motta não avisa quando pautas incômodas ao governo serão pautadas. Durante as queixas, os governistas lembram com “carinho” de Lira, que ao menos informava ao Planalto sobre os próximos passos.