Caio Bebeto é impedido de entrar na Sesau e denuncia descaso com famílias da equoterapia em AL
Fato ocorreu nesta quarta-feira (11)
O vereador Caio Bebeto (PL) fez um apelo público nesta quarta-feira (11), após relatar ter sido impedido de entrar nas dependências da Secretaria de Estado da Saúde por um assessor da pasta. De acordo com o parlamentar, além de barrar sua entrada, o servidor teria sido ríspido e mal-educado com as mães de crianças que utilizam os serviços de equoterapia e que o acompanhavam na tentativa de buscar respostas sobre a suspensão do atendimento.
Caio Bebeto denunciou o que classificou como “um descaso do governo do Estado” com as famílias que dependem da equoterapia em Alagoas. O vereador afirmou que o serviço, essencial para o tratamento de crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down, vítimas de AVC ou com mobilidade reduzida, está paralisado desde que o governador Paulo Dantas decidiu não renovar o contrato com as instituições responsáveis.
Segundo o parlamentar, a decisão, tomada no último dia 25 de novembro, deixou cerca de 800 famílias sem atendimento. “A equoterapia pede socorro em Alagoas. É um descaso do governador Paulo Dantas o que está acontecendo com essas famílias, essas crianças e esses jovens que tanto precisam desse serviço”, criticou Caio Bebeto.
O vereador destacou que a equoterapia é um tratamento reconhecido cientificamente por seus benefícios no desenvolvimento motor e cognitivo. “Quando esse tratamento para, a criança regride. Ela precisa de continuidade. É uma terapia essencial, não pode ser interrompida”, ressaltou.


Antes da suspensão, eram realizados cerca de 4 mil atendimentos por mês em todo o estado. Para Caio Bebeto, a interrupção representa um retrocesso grave: “Essas pessoas estão desassistidas. Conversei com as mães e familiares que necessitam, com urgência, do retorno dessas atividades.”
O parlamentar lembrou ainda que o próprio governador Paulo Dantas sancionou, em 2023, a Lei nº 8.968, que institui o Programa Estadual de Equoterapia como método terapêutico de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na rede pública de saúde.
“O governador que sancionou essa lei agora a está rasgando. Não está dando nenhum tipo de atenção a essas famílias e crianças que precisam urgentemente voltar com o tratamento”, afirmou o vereador.
Caio Bebeto reforçou que os relatos das mães são “extremamente sensíveis e verdadeiros” e fez um apelo direto ao governo: “É uma causa justa, e o governador precisa ter sensibilidade e atenção com essas famílias. A gente implora pelo retorno imediato da equoterapia em Alagoas.”
Últimas notícias
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
"Salto pro extraordinário", dizia página de empresa de rope jump em Limeira
Prefeitura de Maragogi abre programação da Vila Junina da Gente neste sábado (13) com cultura, tradição e muito forró
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
