Política

Sessão solene homenageia legado do juiz John Silas com entrega de comenda à família

Comenda póstuma foi entregue à viúva do magistrado durante sessão na Assembleia Legislativa

Por 7Segundos com Ascom ALE 15/12/2025 18h06
Sessão solene homenageia legado do juiz John Silas com entrega de comenda à família
Viúva e familiares do juiz John Silas receberam comenda póstuma durante sessão solene na Assembleia Legislativa - Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa realizou, nesta terça-feira, 15, uma homenagem póstuma ao juiz de Direito John Silas. De autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), a sessão solene entregou a comenda que leva o nome do homenageado à viúva do magistrado, Maria Águida da Silva, que a recebeu em nome de toda a família. John Silas faleceu em 2021, vítima da covid-19, e deixou um legado reconhecido por sua atuação como magistrado, professor universitário e membro ativo da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A sessão contou com a apresentação de vídeos sobre o homenageado e sobre a igreja, além da participação de um coral, que abrilhantou a solenidade. De acordo com Leonam, a comenda reconhece a vida e o trabalho de John Silas, marcados pelo compromisso com a justiça, a fé e a ética no serviço público. Além de sua carreira no Judiciário e na docência, Silas é lembrado por sua intensa participação na Igreja Adventista do Sétimo Dia.

“O legado de John Silas vai além dos tribunais e das salas de aula: ele também foi um servo dedicado da Igreja Adventista, onde exerceu funções de liderança espiritual, aconselhamento e ensino bíblico. Participava ativamente das ações missionárias, dos programas de voluntariado e das atividades educacionais da igreja, sendo lembrado como exemplo de fé viva, humildade e coerência cristã”, destacou o parlamentar.

Maria Águida da Silva agradeceu ao Parlamento estadual pela honraria e, em especial, ao deputado Delegado Leonam. “Para nós, da família, essa homenagem foi uma grande e grata surpresa. É uma honra estar aqui representando ele. Foram 41 anos de convivência e, conhecendo a história dele, a gente se sente muito feliz e grata a todos que organizaram essa solenidade, bem como aos membros da Igreja Adventista. Meu marido era uma pessoa realmente incrível e, com certeza, ficaria muito feliz se estivesse aqui hoje”, disse.

A filha do homenageado, Misya Aguiar Duarte, também falou da emoção de receber a homenagem em nome do pai. “É uma honra para nós receber essa comenda em nome do meu pai, depois de tantos feitos que ele realizou por Alagoas, pela Igreja Adventista e pela nossa família. A gente se sente honrada e muito gratificada, porque, por meio do nome dele, muitas obras foram feitas e muitas demonstrações de carinho foram realizadas. Ele movimentava a igreja; até lá em casa havia reuniões com os membros da instituição. Ele deixou um legado que hoje é reconhecido por esta Casa”, afirmou.

John Silas ingressou na magistratura alagoana em setembro de 1995. Paralelamente à carreira jurídica, dedicou-se à formação acadêmica de novos profissionais do Direito, atuando como professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde lecionou as disciplinas de Direito Processual Civil e Ética Profissional. Também orientou estudantes no Escritório Modelo da instituição, sendo reconhecido por sua didática, generosidade e compromisso com a educação jurídica de qualidade.

Certificados


Além da comenda, a sessão homenageou seis personalidades que se destacam em Alagoas pela dedicação, fé, ética e contribuição à comunidade, por meio da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Foram agraciados com certificados de reconhecimento: Ronald Pinheiro Rodrigues, Rodrigo dos Santos Silva, Paulo Jorge Alves de Novais, Carla Fontes, Margarida Santos Silva e Alanna Rafaele Santos Freire.

“A sessão solene buscou celebrar não apenas a memória do juiz John Silas, mas também destacar o impacto de sua atuação e de outros membros da comunidade adventista na construção de uma sociedade mais ética, solidária e comprometida com o bem comum”, concluiu Leonam.