Sessão solene homenageia legado do juiz John Silas com entrega de comenda à família
Comenda póstuma foi entregue à viúva do magistrado durante sessão na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa realizou, nesta terça-feira, 15, uma homenagem póstuma ao juiz de Direito John Silas. De autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), a sessão solene entregou a comenda que leva o nome do homenageado à viúva do magistrado, Maria Águida da Silva, que a recebeu em nome de toda a família. John Silas faleceu em 2021, vítima da covid-19, e deixou um legado reconhecido por sua atuação como magistrado, professor universitário e membro ativo da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
A sessão contou com a apresentação de vídeos sobre o homenageado e sobre a igreja, além da participação de um coral, que abrilhantou a solenidade. De acordo com Leonam, a comenda reconhece a vida e o trabalho de John Silas, marcados pelo compromisso com a justiça, a fé e a ética no serviço público. Além de sua carreira no Judiciário e na docência, Silas é lembrado por sua intensa participação na Igreja Adventista do Sétimo Dia.
“O legado de John Silas vai além dos tribunais e das salas de aula: ele também foi um servo dedicado da Igreja Adventista, onde exerceu funções de liderança espiritual, aconselhamento e ensino bíblico. Participava ativamente das ações missionárias, dos programas de voluntariado e das atividades educacionais da igreja, sendo lembrado como exemplo de fé viva, humildade e coerência cristã”, destacou o parlamentar.
Maria Águida da Silva agradeceu ao Parlamento estadual pela honraria e, em especial, ao deputado Delegado Leonam. “Para nós, da família, essa homenagem foi uma grande e grata surpresa. É uma honra estar aqui representando ele. Foram 41 anos de convivência e, conhecendo a história dele, a gente se sente muito feliz e grata a todos que organizaram essa solenidade, bem como aos membros da Igreja Adventista. Meu marido era uma pessoa realmente incrível e, com certeza, ficaria muito feliz se estivesse aqui hoje”, disse.
A filha do homenageado, Misya Aguiar Duarte, também falou da emoção de receber a homenagem em nome do pai. “É uma honra para nós receber essa comenda em nome do meu pai, depois de tantos feitos que ele realizou por Alagoas, pela Igreja Adventista e pela nossa família. A gente se sente honrada e muito gratificada, porque, por meio do nome dele, muitas obras foram feitas e muitas demonstrações de carinho foram realizadas. Ele movimentava a igreja; até lá em casa havia reuniões com os membros da instituição. Ele deixou um legado que hoje é reconhecido por esta Casa”, afirmou.
John Silas ingressou na magistratura alagoana em setembro de 1995. Paralelamente à carreira jurídica, dedicou-se à formação acadêmica de novos profissionais do Direito, atuando como professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde lecionou as disciplinas de Direito Processual Civil e Ética Profissional. Também orientou estudantes no Escritório Modelo da instituição, sendo reconhecido por sua didática, generosidade e compromisso com a educação jurídica de qualidade.
Certificados
Além da comenda, a sessão homenageou seis personalidades que se destacam em Alagoas pela dedicação, fé, ética e contribuição à comunidade, por meio da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Foram agraciados com certificados de reconhecimento: Ronald Pinheiro Rodrigues, Rodrigo dos Santos Silva, Paulo Jorge Alves de Novais, Carla Fontes, Margarida Santos Silva e Alanna Rafaele Santos Freire.
“A sessão solene buscou celebrar não apenas a memória do juiz John Silas, mas também destacar o impacto de sua atuação e de outros membros da comunidade adventista na construção de uma sociedade mais ética, solidária e comprometida com o bem comum”, concluiu Leonam.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
