Deputado Rafael Brito recebe a maior honraria da educação brasileira
Deputado federal alagoano é graduado como Grande Oficial da Ordem Nacional do Mérito Educativo
O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) foi agraciado com o título de Grande Oficial da Ordem Nacional do Mérito Educativo, uma das mais altas condecorações concedidas a personalidades que se destacam por relevantes serviços prestados à educação no Brasil. A honraria foi entregue pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e concedida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O reconhecimento destaca a trajetória de atuação do parlamentar em defesa da educação pública de qualidade, do fortalecimento das políticas educacionais e da valorização dos profissionais da área. Ao longo de seu mandato, e liderando a Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional nos últimos anos, Rafael Brito tem se destacado pelo engajamento em pautas estruturantes para o setor, como a estruturação e a criação do Sistema Nacional de Educação, o SUS da Educação.
Para o deputado alagoano, a honraria representa não apenas um reconhecimento pessoal, mas também o fortalecimento do compromisso com a educação como política de Estado. “Receber essa comenda é uma grande honra e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade ainda maior de seguir lutando por uma educação pública inclusiva, democrática e de qualidade para todos os brasileiros”, destacou Rafael Brito.
A condecoração reafirma o papel do deputado federal do MDB como uma das principais lideranças do Congresso Nacional na área educacional e projeta Alagoas no cenário nacional como referência no debate e na formulação de políticas públicas para a educação. O ministro Camilo Santana enalteceu o trabalho incansável de Rafael Brito em defesa da educação de qualidade. “É uma homenagem mais que justa. Rafael tem sido um grande parlamentar em defesa da educação pública do país e um parceiro da educação no Congresso Nacional”, enfatizou o ministro da Educação.
Entre os exemplos de políticas públicas implantadas em Alagoas que viraram referência nacional está o Cartão Escola 10, uma política de combate à evasão escolar criada na gestão de Brito, quando ocupou o cargo de secretário de Estado da Educação em Alagoas. Foi demonstrando a eficiência dessa política que o governo federal criou o Programa Pé-de-Meia, beneficiando estudantes do ensino médio em todo o Brasil.
“O ano de 2025 foi de grandes conquistas para a educação brasileira. Conseguimos aprovar no Congresso Nacional a lei que define o piso do magistério para professores com contratos temporários, corrigindo, assim, uma injustiça com os trabalhadores da educação em todo o país. Em 2026, seguirei lutando por essa classe e espero avançarmos com os projetos que criminalizam os gestores que não cumprirem a legislação e com a aprovação do piso salarial para os demais profissionais da área. Precisamos avançar ainda mais”, reforçou Rafael Brito.
Últimas notícias
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Prêmio CRIA destaca ações e personalidades da Primeira Infância em Alagoas
Parceria com indústrias de laticínios vai fortalecer gestão da CPLA, anuncia Paulo Dantas
Colisão entre carro e motocicleta deixa mulher ferida no Centro de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
