Concorrentes da Havaianas aproveitam polêmica política e se posicionam
Marcas como Ipanema e Tropical Brasil investiram em peças de marketing nas 24 horas que seguiram o início da polêmica envolvendo a Havaianas
Os debates e boicotes gerados pela campanha de fim de ano da Havaianas foi visto como oportunidade por marcas concorrentes. Outras empresas do segmento de sandálias e chinelos surfaram no hype do tema e se posicionaram — direta ou indiretamente. Marcas como a Ipanema e a Tropical correram contra o tempo e lançaram novas campanhas e peças publicitárias, com publicações que foram “invadidas” por simpatizantes da direita. Nos comentários, os internautas exaltam as etiquetas, que passam a ser consideradas alternativa às “sandálias woke“.
Vem entender!

Reação dos internautas em postagem da Sandálias Ipanema
A polêmica campanha
A campanha da Havaianas estrelada pela atriz Fernanda Torres e lançada no domingo (21/12) trouxe a frase: “Não quero que você comece 2026 com o pé direito”. O conteúdo foi interpretado por parte da direita política como um ataque a valores conservadores, gerando críticas e pedidos de boicote ao produto. Políticos, influenciadores e apoiadores convocaram consumidores a deixarem de usar a marca em resposta à mensagem veiculada.
A repercussão foi intensa: nas redes sociais surgiram publicações de apoiadores que chegaram a destruir e a “passar a tesoura” em chinelos Havaianas como forma de protesto. O mesmo público logo sugeriu que outras marcas de sandálias fossem consumidas no lugar daquela que “todo mundo usa”.

A campanha com Fernanda Torres dominou o debate político
Reações de concorrentes
O debate aquecido foi providencial para marcas concorrentes, como a Sandálias Ipanema, que aproveitou para destacar seus produtos e se inserir na discussão. A marca, apesar de não ter feito nenhum pronunciamento político, virou um alvo positivo da direita brasileira. Desde domingo, o número de seguidores no Instagram da Ipanema dobrou, indo de 500 mil para mais de 1 milhão.
Vendo o rápido crescimento, a equipe de marketing não ficou parada, e publicou um comercial “de última hora”, com texto e vídeo simples, mas que já garantiu grande engajamento no Instagram. Nos comentários, apoiadores exaltam:
“Vou entrar no Ano-Novo pela direita, vou de Ipanema!”, disse uma internauta. Outra seguidora declarou: “2026 só Ipanema, entrando o ano com o pé direito”.
Outra concorrente, a Tropical Brasil, não escondeu o posicionamento. Em postagem feita nesta segunda-feira (22/12), a marca afirmou: “Com o pé direito? Sim. Mas do seu jeito, no seu ritmo, sem regra”.
A “cutucada” conquistou os simpatizantes da direita, que passaram a apoiar também a Tropical. “Faço propaganda de graça para vocês”, se manifestou o ator Carlos Alberto, responsável pela dublagem do personagem Homer Simpson no Brasil. Outro comentário ironizou: “Parabéns, Havaianas, lindo o gesto generoso de promover os concorrentes“.
O Instagram da Tropical Brasil, que costumava fazer uma publicação a cada dois dias, já fez três posts nas últimas 24 horas, mostrando que agarraram a oportunidade que pode ser passageira.

Postagem da Tropical Brasil
O boicote
Nas redes sociais, representantes da direita brasileira se unem para promover um boicote às sandálias Havaianas. Nomes como Luciano Hang — o dono da Havan — e Eduardo Bolsonaro incentivam que simpatizantes parem de consumir a marca.
Mais do que isso, diversos internautas compartilham vídeos rasgando e destruindo os calçados, mostrando que o comercial de fim de ano foi inaceitável para suas posições políticas. A influenciadora Ally Camargo viralizou ao compartilhar o momento em que joga em um saco de lixo todas as Havaianas de sua casa, mesmo ato realizado por Eduardo Bolsonaro.
Impacto para o mercado
Em meio à repercussão negativa da campanha publicitária, as ações da Alpargatas — controladora da Havaianas — registraram queda expressiva. Menos de 24 horas após o início da polêmica, o valor de mercado do grupo caiu 3%. De acordo com especialistas, a queda reflete a cautela dos investidores diante do aumento do ruído em torno da marca após o episódio.
Últimas notícias
Vigilância Sanitária de Maceió interdita fábrica de bolos na Santa Lúcia
Polícia cumpre mandado de prisão por tentativa de feminicídio em Palmeira dos Índios
Ônibus com romeiros de AL com destino ao Juazeiro do Norte-CE se envolve em acidente e deixa feridos
Polícia Civil prende homem de 60 anos condenado por estupro em Arapiraca
Trabalhadores do Hospital Veredas voltam a protestar após seis meses sem salários
Anvisa amplia acesso para o uso de cannabis medicinal no Brasil; veja o que mudou
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
