Saúde

Samu 192 de Alagoas completa 22 anos com ampliação de serviços e queda nos trotes

Samu 192 de Alagoas consolida-se como um serviço essencial que integra o Sistema Único de Saúde (SUS)

Por 7Segundos, com assessoria 23/12/2025 18h06
Samu 192 de Alagoas completa 22 anos com ampliação de serviços e queda nos trotes
Samu - Foto: Ascom/Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas comemora, agora em dezembro de 2025, 22 anos de atuação contínua e humanizada em defesa da vida. O serviço alcança 100% de cobertura do território alagoano, com bases descentralizadas em 35 municípios estrategicamente localizadas, e duas centrais de regulação — Maceió e Arapiraca — que juntas, garantem respostas rápidas a qualquer serviço de urgência e emergência que os alagoanos precisem.

Nos últimos dois anos, o Samu registrou 419.420 chamadas telefônicas, atendendo a vários tipos de ocorrências: de acidentes de trânsito, afogamentos, queimaduras e traumas por arma branca ou de fogo, até casos clínicos graves como suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), além de transferências intra-hospitalares.

Entre janeiro e 15 dezembro deste ano, foram 202.150 chamadas, das quais 26,29% corresponderam a trotes e/ou ligações indevidas, como pedidos de números de telefone ou curiosidades sem relação com urgências médicas.

A coordenadora geral do Samu de Alagoas, enfermeira Beatriz Santana, comemora a redução significativa deste índice. “Há poucos anos, os trotes chegavam a mais de 40% das ligações. Hoje, com menos de 27%, vemos o impacto direto de iniciativas como o Projeto Samu nas Escolas”, afirma.


O PSE, uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Samu, leva acadêmicos de medicina e enfermagem às escolas para ensinar crianças e adolescentes sobre primeiros socorros — abordando temas como engasgo, desmaio, choque elétrico, quedas e queimaduras — e, sobretudo, sobre o uso consciente do número 192. “Estamos formando cidadãos responsáveis desde cedo”, completa Beatriz. Ao longo de 2025, o PSE foi a 18 escolas, atingindo mais de 1.080 alunos.

NSP


O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Samu Alagoas intensificou suas ações em 2025, revisando protocolos e fluxos internos com base em normativas como a RDC-Anvisa nº 36/2013 e as Portarias MS nº 1.377/2013 (higiene das mãos) e nº 2.095/2013 (prevenção de quedas, identificação segura de pacientes e uso seguro de medicamentos). Essas medidas tiveram como foco não apenas a segurança do paciente, mas também a proteção das equipes de socorristas.

SIV


Um dos destaques especiais foi a implantação, em 1º de setembro de 2024 — com plena operação em 2025 —, das primeiras Unidades de Suporte Intermediário de Vida (SIV) pela Coordenação de Enfermagem em Maceió.

A iniciativa teve início com o serviço de Motolância, essencial para atuação em regiões de difícil acesso e em ocorrências que exigem resposta imediata.


Essa inovação foi reconhecida ao conquistar o 2º lugar na premiação no II Workshop de ERTs do Coren-AL, com o trabalho “Suporte Intermediário de Vida (SIV) no Samu Maceió: Uma Experiência Exitosa de Implantação e Otimização do Atendimento Pré-Hospitalar Móvel”, premiado em 28 de novembro em Maceió.

Saúde dos profissionais


Ao longo de 2025, o setor de Saúde Ocupacional do Samu da Central Maceió, vinculado à Coordenação de Gestão de Pessoas, promoveu uma série de ações destinadas à saúde mental e física dos colaboradores. Iniciativas como palestras com o psicólogo Carlos Couto e campanhas de atualização vacinal marcaram o calendário. Em abril, atividades alusivas ao Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e ao Dia de Prevenção à Hipertensão incluíram rodas de conversa e distribuição de panfletos informativos.

Ao longo do ano, ações estratégicas abordaram temas como LER/DORT, hepatites virais — com oferta de testes rápidos — e campanhas de incentivo à doação de sangue e vacinação contra a influenza. Em agosto e setembro, o Samu promoveu debates sobre violência contra a mulher e prevenção ao suicídio, contando com especialistas como a Cel. Danielle Assunção e a psicóloga Amália Falcão.

Os meses de outubro e novembro foram dedicados à prevenção de cânceres de mama e próstata, com palestras da médica. Myra Leão e do médico Gerson Ferreira, respectivamente. O ano encerra com nova campanha de atualização vacinal, reafirmando o compromisso contínuo com a qualidade de vida dos profissionais.

Nep 

Durante todo o período de 2025, o Núcleo de Educação Permanente (Nep) realizou vários cursos que atingiram 1.089 participações de profissionais em vários cursos, ou seja, muitos servidores participaram de mais de um curso, seja de capacitação ou atualização de conhecimento. A educação permanente é fundamental para o aprimoramento e capacitação dos conhecimentos dos profissionais, por isso a importância de se realizar estas ações de ensino profissional durante todo o ano, destacou o coordenador do Nep, médico Luiz Antonio Mansur Branco.

Com tecnologia, capacitação contínua, inovação e, acima de tudo, respeito à vida, o Samu 192 de Alagoas consolida-se como um serviço essencial que integra o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado — provando que, mesmo em tempos desafiadores, é possível salvar mais vidas com eficiência, humanização e responsabilidade social.

Com as iniciativas realizadas em 2025, o Samu reforça seu compromisso com a população alagoana, ampliando a cobertura, a eficiência e a humanização no atendimento de urgências, consolidando-se como pilar fundamental da rede pública de saúde do estado, especialmente nas urgências e emergências pré-hospitalar móvel.

“Não temos medido esforços para equipar o Samu com o que há de mais moderno para que os profissionais possam atuar adequadamente, e que, com isso, possam salvar mais vidas”, disse o governador Paulo Dantas.

CRU


Nos últimos dois anos, foi renovado quase 100% da frota de ambulâncias — parte com recursos próprios e outra parte com doações do Ministério da Saúde. Além disso, o número de motolâncias saltou de 4 para 15, e a perspectiva é que em 2026 esse serviço de motolância seja ampliado, e, com isso, os socorristas possam salvar mais vidas, seja em motolância em ambulância, ou nas aeronaves que o Departamento de Aviação de Alagoas (DEA) dispõe.

Outro marco no governo de Paulo Dantas foi a implantação da Central de Regulação das Urgências (CRU), fruto do Programa Salva Mais, que integra Samu e Corpo de Bombeiros. A integração entre as instituições reduziu o tempo médio de resposta e otimizou o uso de recursos do estado.