Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Roberto Carneiro, presidente estadual do Republicanos, partido de Tarcísio, assume a Secretaria da Casa Civil no lugar de Arthur Lima
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), trocou o chefe da Casa Civil na noite desta quinta-feira (22/1). Roberto Carneiro, presidente estadual do Republicanos, assume o lugar de Arthur Lima, que vai para a Secretaria da Justiça e Cidadania.
Carneiro é capixaba e coordenou a Casa Civil do Espírito Santo na gestão do ex-governador Paulo Hartung, recentemente filiado ao PSD de Gilberto Kassab.
O movimento ocorre enquanto Tarcísio reforça a aliados que será candidato à reeleição para o governo de São Paulo.
Tarcísio passou o dia fazendo despachos internos e cancelou a visita que faria a Jair Bolsonaro, preso na Papudinha, alegando ter outros compromissos. No fim da tarde, o governador de São Paulo confirmou que irá se encontrar com Bolsonaro na próxima quinta-feira (29/1).
Cobrado por bolsonaristas, Tarcísio não citou o nome do senador Flávio Bolsonaro, anunciado como pré-candidato à Presidência da República pelo pai, em publicação na rede social X. O governador paulista reiterou apenas que é candidato à reeleição em São Paulo.
“Sou candidato à reeleição do governo do estado de São Paulo e irei trabalhar sempre por uma direita unida e forte para tirar a esquerda do poder. Qualquer informação diferente desta não passa de especulação. Irei visitar o presidente Bolsonaro, a quem sou e serei grato e leal, na próxima quinta-feira para prestar o meu total apoio e solidariedade”, afirmou.
Tarcísio recebeu autorização do ministro Alexandre de Moraes, do STF, para visitar Bolsonaro na última terça-feira (20/1).
Além de Tarcísio, Moraes autorizou a visita de Diego Torres, irmão da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e ex-assessor do governador de São Paulo, para o dia 28 de janeiro. O pecuarista Bruno Scheid (PL), pré-candidato ao Senado em Rondônia, também foi autorizado a visitar Bolsonaro em 29 de janeiro.
Tarcísio e os outros dois serão os primeiros fora do núcleo familiar a visitar o ex-presidente após a transferência da Superintendência da Polícia Federal (PF) para a Papudinha, ocorrida em 15 de janeiro.
A última vez em que Bolsonaro e Tarcísio se encontraram foi em setembro do ano passado. O Supremo havia autorizado outra visita do governador em dezembro, mas foi cancelada devido à prisão preventiva do ex-presidente.
A defesa de Bolsonaro chegou a pedir ao STF a transferência para prisão domiciliar, mas o recurso foi negado pelo ministro Gilmar Mendes.
A visita de Tarcísio ocorre após o governador ter defendido publicamente a transferência de Bolsonaro para casa, sob o argumento de que o ex-presidente sofre com os problemas de saúde. Aliados também apontam articulação do mandatário paulista nos bastidores junto a ministros do STF.
Polêmica do “novo CEO”
A conversa entre Tarcísio e Bolsonaro se dará em meio a uma polêmica dentro do bolsonarismo após Michelle ter compartilhado um vídeo publicado pelo governador em que tece críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e afirma que o Brasil precisa de um novo CEO.
A atitude de Michelle foi vista por alas do bolsonarismo como um apoio a uma possível candidatura de Tarcísio à Presidência da República, em detrimento do senador Flávio Bolsonaro (PL), ungido pelo pai como o candidato do grupo ao Palácio do Planalto em 2026.
Questionado sobre a postagem, Tarcísio afirmou na semana passada que a mensagem era um “desabafo contra o PT” e que não sinalizava intenção de disputar a Presidência da República, reafirmando que será candidato à reeleição em São Paulo. “Meu nome é o Flávio“, disse.
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
