Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Roberto Carneiro, presidente estadual do Republicanos, partido de Tarcísio, assume a Secretaria da Casa Civil no lugar de Arthur Lima
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), trocou o chefe da Casa Civil na noite desta quinta-feira (22/1). Roberto Carneiro, presidente estadual do Republicanos, assume o lugar de Arthur Lima, que vai para a Secretaria da Justiça e Cidadania.
Carneiro é capixaba e coordenou a Casa Civil do Espírito Santo na gestão do ex-governador Paulo Hartung, recentemente filiado ao PSD de Gilberto Kassab.
O movimento ocorre enquanto Tarcísio reforça a aliados que será candidato à reeleição para o governo de São Paulo.
Tarcísio passou o dia fazendo despachos internos e cancelou a visita que faria a Jair Bolsonaro, preso na Papudinha, alegando ter outros compromissos. No fim da tarde, o governador de São Paulo confirmou que irá se encontrar com Bolsonaro na próxima quinta-feira (29/1).
Cobrado por bolsonaristas, Tarcísio não citou o nome do senador Flávio Bolsonaro, anunciado como pré-candidato à Presidência da República pelo pai, em publicação na rede social X. O governador paulista reiterou apenas que é candidato à reeleição em São Paulo.
“Sou candidato à reeleição do governo do estado de São Paulo e irei trabalhar sempre por uma direita unida e forte para tirar a esquerda do poder. Qualquer informação diferente desta não passa de especulação. Irei visitar o presidente Bolsonaro, a quem sou e serei grato e leal, na próxima quinta-feira para prestar o meu total apoio e solidariedade”, afirmou.
Tarcísio recebeu autorização do ministro Alexandre de Moraes, do STF, para visitar Bolsonaro na última terça-feira (20/1).
Além de Tarcísio, Moraes autorizou a visita de Diego Torres, irmão da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e ex-assessor do governador de São Paulo, para o dia 28 de janeiro. O pecuarista Bruno Scheid (PL), pré-candidato ao Senado em Rondônia, também foi autorizado a visitar Bolsonaro em 29 de janeiro.
Tarcísio e os outros dois serão os primeiros fora do núcleo familiar a visitar o ex-presidente após a transferência da Superintendência da Polícia Federal (PF) para a Papudinha, ocorrida em 15 de janeiro.
A última vez em que Bolsonaro e Tarcísio se encontraram foi em setembro do ano passado. O Supremo havia autorizado outra visita do governador em dezembro, mas foi cancelada devido à prisão preventiva do ex-presidente.
A defesa de Bolsonaro chegou a pedir ao STF a transferência para prisão domiciliar, mas o recurso foi negado pelo ministro Gilmar Mendes.
A visita de Tarcísio ocorre após o governador ter defendido publicamente a transferência de Bolsonaro para casa, sob o argumento de que o ex-presidente sofre com os problemas de saúde. Aliados também apontam articulação do mandatário paulista nos bastidores junto a ministros do STF.
Polêmica do “novo CEO”
A conversa entre Tarcísio e Bolsonaro se dará em meio a uma polêmica dentro do bolsonarismo após Michelle ter compartilhado um vídeo publicado pelo governador em que tece críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e afirma que o Brasil precisa de um novo CEO.
A atitude de Michelle foi vista por alas do bolsonarismo como um apoio a uma possível candidatura de Tarcísio à Presidência da República, em detrimento do senador Flávio Bolsonaro (PL), ungido pelo pai como o candidato do grupo ao Palácio do Planalto em 2026.
Questionado sobre a postagem, Tarcísio afirmou na semana passada que a mensagem era um “desabafo contra o PT” e que não sinalizava intenção de disputar a Presidência da República, reafirmando que será candidato à reeleição em São Paulo. “Meu nome é o Flávio“, disse.
Últimas notícias
Polícia Militar apreende quase um quilômetro de redes de pesca irregular na Lagoa Mundaú
JHC entrega Gigantinhos da Levada e reforça legado para a educação de Maceió
Duas mulheres ficam feridas após caírem de moto no Alto do Cruzeiro, em Arapiraca
Prefeito Theobaldo Cintra celebra inauguração de pavimentação em Major Izidoro
Mais de 28kg de maconha são apreendidos durante abordagem na BR-104, em Rio Largo
JHC anuncia entrega de 152 novos geladões para Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
