“Lei que impõe limite aos juros do cartão de crédito, desafoga o orçamento familiar”, afirma Rafael Brito
Rafael Brito destacou que a lei não é contra o crédito, mas contra o abuso
A validação da Lei nº 14.690/2023 marca uma virada importante na vida de milhões de brasileiros que, por necessidade, recorreram ao cartão de crédito e acabaram presos a juros abusivos e dívidas sem fim. Para o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), o cumprimento da legislação representa uma vitória do bom senso e da justiça social.
“Durante muito tempo, o cartão de crédito foi uma armadilha. Uma pequena dívida virava um problema gigante. A lei muda essa lógica e devolve dignidade a quem trabalha, consome e quer apenas organizar sua vida financeira”, avaliou deputado alagoano.
Com o conhecimento da regra, os clientes devem ficar atentos as dívida de cartão de crédito, as cobranças não podem crescer de forma infinita. O valor final cobrado passa a ter um limite claro: no máximo o dobro do valor original da fatura. Na prática, isso significa o fim da chamada “bola de neve” do crédito rotativo, que sufocava famílias com juros impagáveis.
Rafael Brito destacou que a lei não é contra o crédito, mas contra o abuso. “O sistema financeiro precisa funcionar, mas não às custas do desespero das pessoas. O crédito deve ajudar, não destruir o orçamento das famílias”, defendeu o parlamentar.
Outro avanço importante, segundo o deputado, é a obrigação dos bancos apresentarem propostas claras de parcelamento quando a fatura atrasa. “Agora, o consumidor não fica mais refém da falta de informação. Ele sabe quanto vai pagar, em quanto tempo e pode se planejar”, reforçou.
Para Rafael Brito, a validação e a disseminação dos benefícios da Lei nº 14.690/2023 é uma prestação de serviço que chega diretamente a quem necessita. “Essa é uma lei que olha para o povo, protege o consumidor e combate práticas que aprofundam o endividamento. É um passo importante para um país mais justo”, concluiu.
Últimas notícias
Imagens de câmeras de segurança mostram acidente que matou adolescente no Trapiche
Renato Filho leva combate às bets para o Congresso Nacional
Galba Novaes visita Campestre e Colônia Leopoldina e relembra ações nos municípios
Flávio pede prisão de servidor do Planalto por caso Nossa Senhora Aparecida
'Se quiser ganhar dinheiro, ache um jeito honesto' diz Lula após proibir bet
Alagoas proíbe venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
