Educação

Rede estadual alinha objetivos e estratégias para ano letivo 2026 na Jornada Pedagógica

Encontro prepara gerentes e técnicos para orientar escolas sobre objetivos, tema e estratégias do ano letivo

Por Agência Alagoas 29/01/2026 11h11
Rede estadual alinha objetivos e estratégias para ano letivo 2026 na Jornada Pedagógica
Seduc iniciou planejamento do ano letivo - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) iniciou, na quarta-feira (28), a Jornada Pedagógica 2026 no Centro de Formação Dr. Ib Gatto Falcão (Cenfor), no Cepa. O evento reuniu gerentes especiais regionais e técnicos de apoio pedagógico da rede estadual e marca o início das ações que orientarão a semana pedagógica em todas as escolas da rede.

Segundo Sueleide Duarte, secretária-executiva de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, a jornada representa um momento fundamental no planejamento do ano letivo 2026. “Esse é o momento de largada, onde conversamos sobre os objetivos de 2026, a temática do ano, os propósitos, prioridades e, acima de tudo, o compromisso de cada um e de todos para que possamos alcançar nossas metas”, afirmou.

A secretária disse que o encontro visa alinhar toda a equipe da Seduc, incluindo gerentes, técnicos de formação continuada, técnicos de tecnologia e inovação (TITs) e técnicos de acompanhamento da gestão (TAGs), garantindo unidade nas ações pedagógicas do ano letivo.

Programação do dia

O gerente de Formação Continuada da Seduc, Diego Januário, detalhou a programação do dia. O primeiro momento contou com a participação da superintendente do Desenvolvimento do Ensino Infantil, Fundamental e Políticas Educacionais da Seduc, Fabiana Dias, que apresentou o caderno orientador do ano letivo, fornecendo informações e diretrizes que amparam a portaria do ano letivo. Em seguida, Ricardo Lisboa, superintendente do Desenvolvimento do Ensino Médio, explicou a origem e os desdobramentos do tema do ano.

Para 2026, o tema norteador das atividades pedagógicas será “Cultura, territórios e identidades alagoanas na era digital”, que orientará projetos e ações educativas ao longo de todo o ano, fortalecendo a conexão entre educação, cultura local e inovação tecnológica.

Após o intervalo, os participantes receberam instruções detalhadas sobre como organizar a jornada pedagógica nas escolas, dividida em três dias. “É um momento em que os professores chegam antes dos alunos e é importante que todas as ações estejam alinhadas, com acompanhamento e assessoria adequada, garantindo que cada atividade aconteça no momento certo”, explicou Diego.

Expectativas para o ano letivo

Wanessa Padilha, gerente da 5ª Gerência Especial de Educação (GEE), que abrange Arapiraca e municípios vizinhos, disse que o evento é um ponto de partida para o funcionamento do ano letivo. “O momento é inspirador e nos permite refletir e planejar melhorias para 2026. O material norteador apresentado facilita a aplicação das diretrizes nas escolas e na gerência, além de apoiar o planejamento da jornada pedagógica. O tema do ano é amplo e promissor, com muito material a ser explorado”, comentou.