Cidades

Furto volta a afetar abastecimento de água em Riacho Doce, em Maceió

Situação mobilizou equipes da Casal para recuperar unidade que também atende Guaxuma e Garça Torta

Por 7segundos, com assessoria 11/02/2026 17h05
Furto volta a afetar abastecimento de água em Riacho Doce, em Maceió
A ocorrência mais recente foi identificada na tarde de hoje (11), durante vistoria de rotina realizada por equipes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) - Foto: Assessoria

Um novo caso de vandalismo, com furto de cabos elétricos, provocou nesta quarta-feira (11) a interrupção do abastecimento de água em Riacho Doce, no Litoral Norte de Maceió. A ação criminosa atingiu novamente a estação elevatória e a área dos poços que garantem o fornecimento para a região, comprometendo o funcionamento do sistema.

O sistema havia sido recuperado de forma emergencial após ter sido alvo de criminosos no último sábado (8), e voltou a operar à 0h desta quarta-feira (11), restabelecendo temporariamente a produção de água. No entanto, poucas horas depois, a unidade foi novamente invadida e danificada, interrompendo mais uma vez o abastecimento.

A ocorrência mais recente foi identificada na tarde de hoje, durante vistoria de rotina realizada por equipes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Na inspeção, os técnicos constataram o roubo de cabos e outros componentes elétricos, além de danos a estruturas fundamentais, como barriletes dos poços e quadros de comando, o que inviabilizou a operação da unidade produtora.

Diante dos prejuízos, as equipes de plantão foram imediatamente acionadas e deram início aos levantamentos técnicos e às providências necessárias para reposição dos cabos e recuperação dos equipamentos danificados.

Devido à dimensão dos danos, ainda não há prazo definido para a conclusão dos serviços, que podem se estender até o fim de semana. A Companhia, entretanto, atua para restabelecer o sistema no menor tempo possível.

Além de Riacho Doce, o desabastecimento também atinge as localidades de Guaxuma e Garça Torta.

O sistema é composto por diversos poços, dos quais três permanecem em funcionamento normal, contribuindo de forma parcial para o atendimento da população.