Política

Estratégia de Renan é levar decisão sobre vice de Lula para Convenção do MDB

Senador aponta que tem os votos necessários para ganhar na disputa interna

Por Felipe Ferreira 12/02/2026 12h12 - Atualizado em 12/02/2026 12h12
Estratégia de Renan é levar decisão sobre vice de Lula para Convenção do MDB
Renan Calheiros e o presidente Lula - Foto: Agência Brasil

O senador Renan Calheiros garante que pode conseguir o apoio interno do MDB para uma eventual chapa com o presidente Lula. Calheiros, assim como demais lideranças emedebistas do Norte e Nordeste, defende uma união com o petista.

A intenção de Renan Calheiros é emplacar um candidato a vice na chapa de Lula. Dentre os nomes cotados está o do ministro dos Transportes, Renan Filho.

Apesar do otimismo dos alagoanos, a maior parte dos diretórios estaduais do MDB fazem oposição ao governo federal. Cerca de 16 estados são contra a indicação do vice na chapa de Lula.

A estratégia de Renan, no entanto, é levar a decisão sobre a composição eleitoral para a Convenção Nacional do partido onde será definido o caminho a ser trilhado. O senador garante que tem capacidade de vencer na disputa interna em favor da união com Lula.

Nos bastidores, analistas apontam que o mais provável é que o MDB, assim como em 2022, libere diretórios do Norte e Nordeste para apoiar Lula, enquanto os emedebistas do Sul e Sudeste devem defender Flávio Bolsonaro (PL).