Mundo

EUA, Rússia e Ucrânia encerram reuniões sem acordo sobre fim da guerra

Segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Rússia “está tentando prolongar negociações, que já poderiam ter chegado à fase final”

Por Metrópoles 18/02/2026 13h01
EUA, Rússia e Ucrânia encerram reuniões sem acordo sobre fim da guerra
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky - Foto: Reprodução/Klaudia Radecka/NurPhoto via Getty Images

A mais recente rodada de conversas diplomáticas entre Ucrânia e Rússia, mediada pelos Estados Unidos, terminou nesta quarta-feira (18/2) sem uma resolução definitiva para o fim da guerra. Os três países enviaram representantes a Genebra, na Suíça, nessa terça-feira (17/2).

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que as reuniões foram difíceis, e alegou que a Rússia “está tentando prolongar negociações, que já poderiam ter chegado à fase final”.

“Em particular, houve conversas entre representantes ucranianos, americanos e russos em duas vertentes: questões militares e político-militares”, afirmou o presidente ucraniano, Zelensky.

Zelensky afirmou ainda que a delegação ucraniana também se reuniu, juntamente com a norte-americana, com representantes europeus – do Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Suíça. “Consideramos a participação da Europa no processo indispensável para a implementação bem-sucedida de acordos plenamente viáveis”, disse em publicação.

Já pelo lado russo, o porta voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que atualizações regulares dos encontros foram passadas ao presidente russo Vladimir Putin. De acordo com a agência TASS, Peskov recusou-se a responder a pergunta de um jornalista sobre um possível encontro entre Putin e Zelensky.

O líder da delegação russa que foi à Suíça, Vladimir Medinsky, classificou as conversas como “difíceis, mas profissionais”, e afirmou que outra reunião sobre a resolução da guerra da Ucrânia deve ocorrer em breve.

Segundo a agência de notícias estatal russa, TASS, fontes ligadas à delegação russa afirmaram que as reuniões do dia 17 foram “muito tensas”, e duraram seis horas. Já as reuniões do dia 18 duraram cerca de duas horas.

Reuniões trilaterais

As reuniões entre os países ocorreram em diferentes formatos:

Reuniões bilaterais entre Ucrânia e Rússia;

Reuniões bilateiras entre Ucrânia e EUA;

Reuniões bilaterais entre Rússia e EUA;

Reuniões trilaterais, envolvendo os três países.

Zelensky ainda diz que outros pontos serão discutidos ainda hoje, como a questão humanitária e medidas para a troca de prisioneiros de guerra e a libertação de civis. Após a segunda rodada de negociações no começo de fevereiro, por exemplo, os países concordaram em trocar 314 prisioneiros de guerra.