EUA, Rússia e Ucrânia encerram reuniões sem acordo sobre fim da guerra
Segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Rússia “está tentando prolongar negociações, que já poderiam ter chegado à fase final”
A mais recente rodada de conversas diplomáticas entre Ucrânia e Rússia, mediada pelos Estados Unidos, terminou nesta quarta-feira (18/2) sem uma resolução definitiva para o fim da guerra. Os três países enviaram representantes a Genebra, na Suíça, nessa terça-feira (17/2).
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que as reuniões foram difíceis, e alegou que a Rússia “está tentando prolongar negociações, que já poderiam ter chegado à fase final”.
“Em particular, houve conversas entre representantes ucranianos, americanos e russos em duas vertentes: questões militares e político-militares”, afirmou o presidente ucraniano, Zelensky.
Zelensky afirmou ainda que a delegação ucraniana também se reuniu, juntamente com a norte-americana, com representantes europeus – do Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Suíça. “Consideramos a participação da Europa no processo indispensável para a implementação bem-sucedida de acordos plenamente viáveis”, disse em publicação.
Já pelo lado russo, o porta voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que atualizações regulares dos encontros foram passadas ao presidente russo Vladimir Putin. De acordo com a agência TASS, Peskov recusou-se a responder a pergunta de um jornalista sobre um possível encontro entre Putin e Zelensky.
O líder da delegação russa que foi à Suíça, Vladimir Medinsky, classificou as conversas como “difíceis, mas profissionais”, e afirmou que outra reunião sobre a resolução da guerra da Ucrânia deve ocorrer em breve.
Segundo a agência de notícias estatal russa, TASS, fontes ligadas à delegação russa afirmaram que as reuniões do dia 17 foram “muito tensas”, e duraram seis horas. Já as reuniões do dia 18 duraram cerca de duas horas.
Reuniões trilaterais
As reuniões entre os países ocorreram em diferentes formatos:
Reuniões bilaterais entre Ucrânia e Rússia;
Reuniões bilateiras entre Ucrânia e EUA;
Reuniões bilaterais entre Rússia e EUA;
Reuniões trilaterais, envolvendo os três países.
Zelensky ainda diz que outros pontos serão discutidos ainda hoje, como a questão humanitária e medidas para a troca de prisioneiros de guerra e a libertação de civis. Após a segunda rodada de negociações no começo de fevereiro, por exemplo, os países concordaram em trocar 314 prisioneiros de guerra.
Últimas notícias
Morre o ator Tom Noonan, de filmes como 'Robocop 2' e 'Caçador de Assassinos'
Rádio Gazeta FM volta a ser alvo de vandalismo em Arapiraca
Lula chega à Índia e primeiro compromisso é cúpula sobre IA
Alagoana disputa vaga em reality de imigrantes nos Estados Unidos
Motociclista sem habilitação é flagrado pelo DMTT com esposa e filho na garupa
Homem fica ferido ao sofrer linchamento em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
