Lei de autoria de Cabo Bebeto garante validade indeterminada para laudos médicos de pessoas com deficiência em AL
A norma ainda proíbe a suspensão ou alteração dos protocolos de atendimento em favor da pessoa com deficiência até a emissão de novo laudo
Em vigor desde julho de 2023, a Lei nº 8.890 garante que laudos médicos que comprovem deficiências físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais de caráter irreversível ou incurável tenham validade por tempo indeterminado em Alagoas. De autoria do deputado estadual Cabo Bebeto (PL), a norma assegura que o documento seja aceito por serviços públicos e privados e para a concessão de benefícios que exijam a comprovação da deficiência, eliminando a exigência de renovações periódicas para condições permanentes.
A legislação estabelece que o laudo médico pericial que ateste deficiências de caráter irreversível ou incurável terá validade por tempo indeterminado, medida que se aplica tanto à rede pública quanto à privada, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Além disso, a lei determina que as requisições médicas para tratamento e acompanhamento dessas deficiências também terão validade por tempo indeterminado. A norma ainda proíbe a suspensão ou alteração dos protocolos de atendimento em favor da pessoa com deficiência até a emissão de novo laudo, mesmo que solicitado, pelo prazo de cinco anos.
Outro ponto previsto é que, caso seja exigido laudo atualizado dentro desse período, os custos com honorários médicos e demais procedimentos necessários serão de responsabilidade do órgão requisitante.
Veja também
Últimas notícias
Lula cita Inconfidência Mineira ao criticar clã Bolsonaro e fala gera polêmica
Com força em Maceió e no interior, Ceci cresce nos bastidores e entra no radar da disputa pela ALE
Alfredo Gaspar destaca força das mulheres durante encontro que reuniu lideranças femininas em Maceió
Homem que teria iniciado vaias no Maracanã manda recado para Virginia
Turista provoca revolta ao espalhar cinzas do marido em ilha grega
Abin quebra silêncio sobre suposto contato com influencer que viu Ovni
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
