Unidade de Saúde IB Gatto mobiliza população para doação de sangue nesta sexta-feira (27)
A iniciativa estratégica foi articulada com o Hemoal e vai coletar sangue para testes de compatibilidade e cadastro de possíveis doadores de medula para tratamento de pessoas com leucemia
Em alusão ao Fevereiro Laranja, mês da Campanha Nacional de Conscientização sobre a leucemia, o 7° Distrito Sanitário promoverá, nesta sexta-feira(27), um mutirão de triagem para doação de medula óssea na Unidade de Referência em Saúde (URS) IB Gatto Falcão, no Tabuleiro do Martins.
Segundo Taciana Oliveira, gerente do 7° Distrito Sanitário de Maceió, essa ação impulsiona mais ainda as pessoas a se proporem a doar vida, no ato de doação de sangue. “Só pelo fato das pessoas, e principalmente dos usuários dos serviços SUS, se disponibilizarem em fazer triagem e coleta de sangue para verificar compatibilidade já é um ganho", destaca.
“Iremos mobilizar com salas de espera para falar sobre o tema e haverá profissionais triando possíveis doadores, captando sangue dos voluntários, a atividade acontece de 8h da manhã até as 14 horas. Quanto mais pessoas participam, maior a possibilidade de salvar vidas,” informa Taciana Oliveira.
A iniciativa estratégica articulada com o HEMOAL em prol do mês de Fevereiro Laranja, campanha motivacional de captação para doação de medula óssea deve focar em desmistificar o procedimento, enfatizar o impacto de salvar vidas através da doação e conscientizar sobre a compatibilidade genética.
Segundo o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), o Brasil possui o terceiro maior registro de doadores do mundo, com quase 6 milhões de cadastrados, mas a diversidade é crucial para aumentar as chances de compatibilidade.
Últimas notícias
Usuário de drogas é preso por agredir pai e mãe em Arapiraca
Jovem é morto a tiros em via pública do bairro Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Explosão em obra de transposição do Rio São Francisco atinge 40 casas
Confira os números da Lotofácil 3718 sorteados nesta terça (23/6)
Prefeitura informa funcionamento dos serviços em Penedo no feriado de São João, nesta quarta-feira, 24
Arapiraca conquista nota máxima do Tesouro Nacional em gestão fiscal pelo terceiro ano consecutivo
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
