Ceci reforça compromisso com proteção às mulheres em evento no TJAL
Evento ocorreu na capital alagoana
Nesta segunda-feira (2), a prefeita de Atalaia, Ceci (MDB), participou, em Maceió no Tribunal de Justiça de Alagoas, da assinatura do programa “Rede Forte, Mulher Protegida”, iniciativa da Coordenadoria da Mulher que tem como objetivo fortalecer as redes municipais de proteção às mulheres em situação de violência.
O programa reconhece o papel estratégico das prefeituras, que estão mais próximas da população e, muitas vezes, são a primeira porta de entrada para mulheres que buscam ajuda. A proposta prevê capacitação técnica para gestores e servidores municipais, além de apoio na estruturação e no aprimoramento das políticas públicas locais de enfrentamento à violência de gênero.
Com foco na efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), o projeto contempla três eixos principais: capacitação e formação, articulação e fortalecimento da rede e monitoramento das ações implementadas nos municípios.
Para a prefeita Ceci, o fortalecimento da rede municipal é essencial para garantir proteção real às mulheres. “É no município que muitas mulheres pedem socorro primeiro. Fortalecer essa rede significa garantir que elas encontrem acolhimento, orientação e proteção de forma rápida e humanizada. Atalaia já tem avançado nessa pauta e seguimos firmes no compromisso de proteger as nossas mulheres”, destacou.
O programa prevê capacitação de servidores das áreas de assistência social, saúde, segurança pública e educação, além do envolvimento de organizações da sociedade civil e conselhos municipais dos direitos da mulher. A iniciativa também incentiva a criação e o fortalecimento de estruturas como Centros de Referência, Casas Abrigo e Patrulhas Maria da Penha.
Em Atalaia, a gestão municipal já implementou importantes avanços, como a Sala Lilás e a Patrulha Maria da Penha, reforçando a atuação integrada no enfrentamento à violência doméstica. A participação da prefeita na assinatura do programa reafirma o compromisso do município com políticas públicas permanentes e eficazes, baseadas na articulação entre Judiciário, Executivo e sociedade civil.
O “Rede Forte, Mulher Protegida” representa mais um passo na construção de uma rede sólida de proteção em Alagoas, garantindo atendimento mais qualificado, ágil e humanizado às mulheres em situação de violência.
Veja também
Últimas notícias
Motorista é espancado até a morte após carro atropelar criança de 5 anos
Concurso dos Bombeiros reabre inscrições e amplia opção de concorrência
Concurso da PM reabre inscrições e permite opção por vagas para pessoas com deficiência
Zanin manda PF entregar dados de celular de Vorcaro em seu gabinete
PGE recomenda que governador vá ao STF contra duas leis aprovadas em Alagoas
Estado marca leilão para vender imóveis considerados sem interesse público
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
