Maceió inaugura “Ponto Seguro” com monitoramento em tempo real para usuários de ônibus
Projeto piloto conta com equipamento com totem interativo e atendimento em tempo real
A Prefeitura de Maceió entregou, nesta quarta-feira (8), o Ponto Seguro à população. A iniciativa, por meio do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) e em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Sinturb), sinaliza mais um salto tecnológico na segurança do transporte público da cidade e introduz um conceito inovador: o ponto de ônibus que interage, monitora e protege.
O Ponto Seguro tem seu primeiro equipamento instalado na Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, antiga Amélia Rosa, no bairro Jatiúca. O local foi escolhido devido ao alto fluxo noturno no abrigo. "É uma etapa piloto, para que possamos sentir o funcionamento e avaliar melhorias. O sucesso desta fase servirá de base para a expansão do sistema por toda a capital", destaca o diretor-presidente do DMTT, André Costa.
Diferente das câmeras de vigilância passivas, o projeto transforma o abrigo em um ambiente de acolhimento ativo. Através de painéis digitais de última geração, o passageiro deixa de estar sozinho na calçada para ter a companhia imediata de um monitor especializado. O serviço opera em um horário estratégico, das 19h às 00h, focado em oferecer suporte nos momentos de maior vulnerabilidade. A conexão é instantânea, ou seja, ao tocar em um botão o passageiro aciona uma videochamada em tempo real com um dos atendentes.
Durante o atendimento, o passageiro vê o atendente e o atendente vê o passageiro, estabelecendo uma conexão humanizada que inibe ações criminosas. A depender da necessidade do usuário, os colaboradores possuem canal direto com a Guarda Municipal, Polícia Militar e o SAMU, permitindo intervenções rápidas em qualquer sinal de perigo.
Os abrigos são equipados com fibra ótica, tecnologia 5G e câmeras de visão noturna, garantindo nitidez absoluta mesmo no escuro, além de pontos para a recarga de celulares "Tudo foi pensado e trabalhado para que os passageiros, em especial as mulheres que são o lado mais vulnerável, sintam segurança, sintam-se acolhidos e que tenham o atendimento como pensamos, diferenciado", ressalta André Costa.
Diferencial Inclusivo
Além da tecnologia, o projeto foca no atendimento humanizado. A equipe foi rigorosamente treinada pelo Sest-Senat Alagoas para lidar com crises de ansiedade e, especificamente, violência de gênero, oferecendo um porto seguro especializado para as mulheres que utilizam o transporte coletivo. Com o Ponto Seguro, Maceió redefine a experiência de aguardar o transporte público, unindo conectividade 5G e segurança pública em uma solução única no estado.
Veja também
Últimas notícias
[Vídeo] EUA: brinquedo para e passageiros ficam presos a 80 m de altura
Arthur Lira demonstra força política em Maceió durante lançamento da pré-candidatura de Olívia Tenório
“Alagoas não precisa e não quer o ‘de novo’. Precisamos de mudança”, diz Francisco Sales ao defender renovação com JHC governador
Deputado Rafael Brito comemora crescimento histórico de inscritos no Enem 2026 em Alagoas
Contando a história de Arapiraca, Pau D’Arco e Baixão encantam o público em noite de arraiá comunitário
Representando Girau, Junina Girassol é uma das grandes finalistas do Circuito Alagoano de Quadrilhas
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
