Homem é autuado conduzindo caminhonete com dispositivo luminoso ilegal
Condutor teve o CRLV bloqueado digitalmente e tem 10 dias para sanar o problema
Um homem foi autuado por infração de trânsito grave em Maceió por conduzir veículo com equipamento ou acessório proibido. Agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) abordaram a caminhonete Hillux na manhã desta terça-feira (14), no bairro Farol. O veículo já era monitorado pelo serviço de inteligência do órgão por fazer uso de dispositivo luminoso sem autorização.
A equipe estava em um ponto base de fiscalização de trânsito, quando avistou o automóvel e constatou ser o mesmo que já estava no radar do órgão. Os agentes fizeram o acompanhamento e deram sinal de parada, prontamente atendido pelo condutor.
O homem foi questionado sobre a existência dos equipamentos instalados no interior do veículo, sendo dois na parte superior do para-brisa, um de cada lado; e outros dois no vidro traseiro, um em cada extremidade. Ele fez o acionamento dos dispositivos, ficando constatada a irregularidade.
O condutor foi autuado por infração de trânsito grave, com base no artigo 230, inciso XII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - conduzir veículo com equipamento ou acessório proibido. Essa conduta gera multa de R$ 195,23, e redução de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) foi bloqueado digitalmente e proprietário do veículo tem 10 dias para regularizar a situação.
O que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
A utilização de dispositivos de alarme sonora ou de iluminação intermitente (vermelha ou azul) é restrita a veículos de emergência, como viaturas policiais, ambulâncias e corpo de bombeiros, quando em serviço de urgência.
Os Prejuízos e Riscos
Ao adotar essa conduta e instalar esses equipamentos no veículo, o condutor pode causar confusão no trânsito, com outros condutores podendo realizar manobras bruscas para dar passagem a um "falso" veículo de emergência, causando acidentes. Outro ponto é que a sinalização pode passar uma falsa identidade, já que ela serve para identificar veículos que possuem livre passagem e parada e o uso por civis banaliza o sinal e pode retardar o atendimento de ocorrências reais.
Também destaca-se o risco à segurança, com o condutor podendo ser confundido com um policial por criminosos ou, inversamente, ser abordado severamente por forças de segurança reais por estar simulando um veículo oficial.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
