Mais de quatro mil metros de cabos foram furtados no 1º quadrimestre de 2026
Prejuízo ultrapassa R$ 200 mil ao ano
A Autarquia de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) contabilizou os valores e a quantidade de materiais furtados ao longo de 2026. Entre 1º de janeiro e 30 de abril, os furtos de cabos da rede de iluminação pública causaram prejuízos significativos à população e aos cofres públicos da capital alagoana.
Para recuperar os pontos afetados e restabelecer a iluminação, a Ilumina precisou repor mais de quatro mil metros de cabos elétricos de alumínio e cobre, utilizados na alimentação da rede pública.Também foi necessária a substituição de componentes essenciais para o funcionamento da rede, como conectores, eletrodutos, caixas de passagem e tampas de proteção.
Ao todo, foram aplicados mais de 290 novos conectores e outros 460 metros de eletrodutos, além de itens utilizados na reconstrução da infraestrutura danificada pelos criminosos.
Na última quarta-feira (6), a Avenida Litorânea, em Jacarecica; e a Escadaria da Ladeira da Boa Vista, no Centro, também ficaram às escuras após furtos terem sido registrados nas duas localidades. Técnicos da Ilumina estão realizando o levantamento para mensurar o material roubado e o tamanho do prejuízo.
No corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca, há cerca de duas semanas, houve outro caso de furto. Na ocasião, os bandidos levaram quase 500 metros de cabo de 16 mm, cerca de 100 metros de eletrodutos de 2mm e danificaram a infraestrutura da rede. Somente neste caso, o prejuízo aos cofres públicos ultrapassou os R$ 20 mil.
O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, voltou a destacar, com indignação, os impactos causados pelos furtos na cidade. “No ano de 2026, já registramos diversos casos de furtos de cabos e outros equipamentos da iluminação pública em várias regiões da cidade. Esses crimes trazem prejuízos para os cofres públicos e para toda a população. Em um único caso, tivemos uma perda de mais de 20 mil em equipamentos, valor que poderia estar sendo investido em melhorias e expansão do parque de iluminação da cidade”, destacou.
Para denunciar crimes e atos de vandalismo na rede de iluminação pública, a população pode entrar em contato com a Ilumina Maceió, por meio do aplicativo Ilumina Maceió, ou pelos números 156 e 0800 031 9055.
As denúncias também podem ser encaminhadas à Guarda Civil Municipal e à Polícia Militar, contribuindo para a preservação do patrimônio público e a segurança da população.
Últimas notícias
Segurança Cidadã apreende drogas e remove barracos no Vergel do Lago
Super El Niño: quais os riscos e impactos para a capital alagoana?
Anac garante assentos para menores ao lado dos responsáveis
Vitinho, acusado de estuprar e espancar jovem em Coité do Nóia, é preso
Aos 83 anos, idosa se forma na EJA e sonha em fazer faculdade
JHC intensifica presença nas ruas; Renan foca em agenda com aliados
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
