Durante operação da PF, homem é preso em Maceió por armazenar pornografia infantil
Assíncrono foi deflagrada na manhã desta terça-feira (12)
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Alagoas (FICCO/AL) deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), em Maceió, a Operação Assíncrono II. A ação visa desarticular grupos criminosos envolvidos em furtos contra a Caixa Econômica Federal , falsificação de documentos e crimes de exploração sexual infantil por meio da internet.
A operação integrada envolve agentes da Polícia Federal , Polícia Militar de Alagoas (PMAL) e Polícia Penal (PPAL). Na capital alagoana, as equipes cumprem dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, tendo sido efetuada uma prisão em flagrante pelo armazenamento de pornografia infantil. A ofensiva local faz parte de uma mobilização nacional realizada simultaneamente em 14 estados da federação.

Desdobramentos e novos crimes
A operação é um desdobramento da Operação Assíncrono, ocorrida em março de 2026, que inicialmente investigava o furto e a receptação de equipamentos da Caixa Econômica Federal. Com o avanço das investigações, a polícia identificou uma rede criminosa mais ampla, envolvendo:
Falsificação de documentos: Adulteração de documentos veiculares e notas fiscais;
Crimes Cibernéticos e Sexuais: Armazenamento e compartilhamento de imagens e vídeos contendo cenas de violência sexual infantil.
Somadas, as penas para esses crimes podem ultrapassar 16 anos de reclusão.
Atuação Integrada
A Operação compõe a ação nacional Força Integrada II e reforça o modelo de cooperação técnica e operacional coordenado pela Polícia Federal. A FICCO baseia-se no conceito de força-tarefa, unindo diferentes instituições de segurança pública, sem hierarquia, para potencializar o enfrentamento ao crime organizado.
Em Alagoas, a FICCO é composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PMAL) e Polícia Penal (PPAL). Atualmente, o modelo conta com 39 unidades distribuídas por todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.
Veja também
Últimas notícias
Rainha Matos é chamada de 'papudinha' por Carlinhos Maia e rebate: 'O corpo é meu'
Dois homens são presos durante operação da Polícia Civil em Alagoas
São Sebastião amplia estrutura da saúde com novos equipamentos para atendimentos de fisioterapia
Homem surpreende esposa com músico na academia para celebrar 20 anos de casamento
Inep divulga relação final dos aprovados no Revalida 2025/2
União dos Palmares: homem é encontrado morto boiando no Rio Mundaú
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
