Seprev leva serviços gratuitos para comunidade do Vergel do Lago
Objetivo é aproximar da comunidade serviços públicos essenciais, promovendo o desenvolvimento local
O bairro do Vergel do Lago, na orla lagunar de Maceió, recebe, neste sábado (30), o programa Corações da Paz nas Escolas em novo local. A ação acontece das 8h às 13h, na Escola Estadual Professora Anaias de Lima Andrade, e vai oferecer diversos serviços gratuitos para a população.
A iniciativa da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) é voltada às comunidades mais vulneráveis e tem como foco a promoção da cidadania e inclusão social. O objetivo é aproximar da comunidade serviços públicos essenciais, promovendo o desenvolvimento local por meio de atendimentos nas áreas de saúde, cidadania e assistência.
Estarão disponíveis os serviços da Casa de Direitos, como emissão de mais de 20 documentos, incluindo a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), consulta ao CPF, emissão de 2ª via do CPF, título eleitoral e carteira de trabalho digital, solicitação de seguro-desemprego, recuperação da conta gov.br, autorização para retirada de absorventes gratuitos pelo programa Dignidade Menstrual, inscrição no programa Gás do Povo e muito mais.
Na área da saúde, a população terá acesso a atendimentos clínicos gerais e pediátricos, oftalmologista, exames laboratoriais, triagem e encaminhamentos para exames e consultas especializadas. Haverá ainda atendimento odontológico, testes rápidos e orientações sobre prevenção e bem-estar.
Também serão ofertados serviços voltados à regularização e atendimento ao consumidor, como cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, troca de titularidade, emissão de segunda via de fatura, solicitação de religação, consulta de débitos e parcelamento de contas, ampliando o acesso da população a benefícios e soluções que contribuem para a economia doméstica e a regularização de serviços.
A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) também participará da ação, oferecendo oportunidades de qualificação profissional, por meio do Programa Qualifica, com cadastro para cursos profissionalizantes em áreas como unha em gel, barbeiro, cabeleireiro, produção de salgados e doces finos, fotografia, gestão de mídia e design de sobrancelhas. Também será disponibilizado suporte para preparação de currículo, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e geração de renda.
Para o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, a ação vai ampliar a presença do Estado na comunidade. “Ao levar os serviços do Corações da Paz nas Escolas para mais um território em uma ação da Seprev, estamos aproximando o Estado da população, garantindo acesso a serviços importantes de cidadania e saúde, e consolidando os laços comunitários. Esse é um trabalho que contribui diretamente para a construção de uma sociedade mais justa, segura e inclusiva como todos desejamos”, afirmou o titular.
Veja também
Últimas notícias
Ufal abre seleção para incubação de 17 empreendimentos em Maceió e Arapiraca
Na reta final, Júlia Nunes intensifica campanha em Maceió e amplia contato com eleitores
Arapiraca e Craíbas entram em lista para receber royalties da mineração
15 municípios de Alagoas entram na lista para receber royalties da mineração
Corpo é encontrado em área de mata no bairro Chã da Jaqueira, em Maceió
Após denúncia do 7Segundos, prefeitura retira sucatas que empresário colocou na rua
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
