Delegado Leonam propõe vagas para idosos em universidades estaduais de AL
O deputado estadual Delegado Leonam (União Brasil) apresentou, nesta quarta-feira (1º), uma indicação na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) propondo a criação do Programa Universidade 60+, iniciativa que prevê a reserva de vagas para pessoas com 60 anos ou mais nos cursos de graduação das universidades estaduais.
A proposta será encaminhada ao governador de Alagoas e aos reitores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), para que avaliem a implantação do programa.
Segundo o parlamentar, a iniciativa busca ampliar o acesso da população idosa ao ensino superior, promovendo inclusão social, qualidade de vida e envelhecimento ativo.
“A medida não representa apenas uma política educacional, mas também uma importante ação de inclusão social e valorização da pessoa idosa. Estudos demonstram que a permanência de idosos em ambientes educacionais contribui para a melhoria da saúde mental, da autoestima, da autonomia, da capacidade cognitiva e da qualidade de vida, além de reduzir o isolamento social”, destacou Delegado Leonam.
O deputado também ressaltou que a convivência entre diferentes gerações no ambiente universitário beneficia toda a comunidade acadêmica.
“A troca de experiências entre jovens e idosos fortalece o respeito à diversidade, amplia as perspectivas de aprendizagem e contribui para a formação cidadã de todos os estudantes”, afirmou.
Caso a proposta seja acolhida pelo Governo do Estado e pelas instituições de ensino, o Programa Universidade 60+ poderá garantir novas oportunidades de acesso ao ensino superior para a população idosa em Alagoas.
Veja também
Últimas notícias
Lula defende acabar com fundo eleitoral para Brasil ter "política sadia"
Thaís Canuto herda cobrança por hospital fechado na gestão do pai em Pilar
Renan Filho reúne multidão na orla de Maceió e campanha estima público de 80 mil
Orla de Maceió vira palco de grande ato de JHC na reta final da eleição
Bill Gates alerta que IA pode causar 'um bilhão de mortes' e defende legislação para a tecnologia
Dino derruba decisão de Mendonça e libera posts sobre Nossa Senhora
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
