Eleições 2026: Número de eleitores com deficiência cresce 43,6% em AL
Crescimento desse público reforça a necessidade de ampliação das medidas de acessibilidade por parte da Justiça Eleitoral
O número de eleitoras e eleitores que se autodeclararam pessoas com deficiência em Alagoas cresceu 43,6% em comparação com as eleições municipais de 2024. Dados do cadastro eleitoral mostram que o Estado passou de 19.124 para 27.455 pessoas registradas com algum tipo de deficiência, um aumento de 8.331 eleitores aptos a votar nas Eleições 2026.
O crescimento desse público reforça a necessidade de ampliação das medidas de acessibilidade por parte da Justiça Eleitoral. Entre as providências estão a disponibilização de seções eleitorais acessíveis, eliminação de barreiras físicas nos locais de votação, atendimento prioritário, capacitação de mesários para atender pessoas com diferentes tipos de deficiência e oferta de recursos de acessibilidade, garantindo que os eleitores possam exercer o direito ao voto com autonomia, segurança e dignidade.
A maior parte desse público está concentrada na categoria "Outros", que reúne 15.680 eleitores, o equivalente a 51,86% do total de pessoas com deficiência cadastradas. Em seguida aparecem os eleitores com deficiência de locomoção, com 7.622 registros (25,21%), deficiência visual, com 4.484 eleitores (14,83%), e deficiência auditiva, com 2.093 registros (6,92%).
Na comparação com as eleições municipais de 2024, todas as categorias apresentaram crescimento. O número de eleitores classificados na categoria "Outros" aumentou 46,4%, enquanto os registros de pessoas com deficiência auditiva cresceram 43,7%. Já os eleitores com deficiência de locomoção tiveram aumento de 39,3%, e aqueles com deficiência visual registraram crescimento de 38,9%.
Os dados também mostram que a distribuição dos diferentes tipos de deficiência permaneceu praticamente estável entre os dois pleitos. Em 2026, 354 pessoas declararam ter dificuldade para o exercício do voto, o equivalente a 1,17% do total de eleitores com deficiência registrados no Estado.
Veja também
Últimas notícias
Torcedor do Sport é preso no Recife após agredir policial durante jogo contra o CRB
Suspeito de roubar celular é detido com simulacro de revólver em Maceió
Homem é condenado a mais de oito anos de prisão por morte de pescador em Maceió
Confiança visual decide antes do clique: Como o design guia as escolhas digitais no futebol
Hemoal realiza coletas externas de sangue em Maceió e Teotônio Vilela nesta terça (22)
Maceió anuncia quase R$ 7 milhões para cultura por meio da Lei Aldir Blanc
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
