Myriel Neto busca experiências para fortalecer a cultura de Maceió
Presidente da FMAC participa de agenda técnica no Rio Grande do Sul, troca experiências com gestores culturais e retorna com novas referências para impulsionar projetos culturais na capital alagoana
Em uma agenda voltada ao fortalecimento das políticas culturais e à busca por novas referências para Maceió, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Myriel Neto, participou de uma série de atividades durante o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul.
Acompanhado do produtor cultural da FMAC, Beto Kappa, o gestor cumpriu uma programação de visitas técnicas e intercâmbio com profissionais da área, conhecendo de perto o modelo de organização de um dos maiores festivais de cultura popular da América Latina.
Durante a passagem por Nova Petrópolis, Myriel Neto se reuniu com a diretora de Cultura, Iasmim Schmitt, e com a coordenadora de Eventos Turísticos, Ana Carla Torres. Os encontros abordaram temas como gestão cultural, planejamento de grandes eventos, fortalecimento do turismo por meio da cultura e estratégias para valorizar as tradições populares, além de conhecer a dinâmica dos grupos folclóricos que circulam pelo município e seguem levando suas manifestações para festivais em diversas partes do mundo.

Com mais de cinco décadas de história, o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis se consolidou como uma referência na preservação das tradições populares e no intercâmbio entre diferentes culturas, reunindo grupos brasileiros e internacionais em uma programação que celebra a diversidade por meio da música, da dança, da gastronomia e das expressões folclóricas.
Para Myriel Neto, a experiência reforça a importância de buscar conhecimento além das fronteiras de Maceió para promover uma cultura cada vez mais forte, inovadora e conectada com boas práticas.
"Cada experiência vivida aqui amplia nossa visão sobre o papel da cultura como instrumento de desenvolvimento, turismo e transformação social. Conhecer de perto modelos que dão certo nos inspira a pensar novos projetos para Maceió, sempre respeitando e valorizando a nossa identidade cultural. Essa troca nos mostra que investir em cultura é investir nas pessoas", destacou o presidente da FMAC.
O produtor cultural Beto Kappa ressaltou que a missão técnica permitirá aperfeiçoar ainda mais os eventos realizados pela Fundação.

"Vivenciar a organização de um festival desse porte é uma oportunidade única de aprendizado. Observamos detalhes técnicos, logísticos e culturais que certamente poderão contribuir para aprimorar os eventos que já realizamos em Maceió e os que virão, aperfeiçoando nosso padrão de qualidade."
A iniciativa integra o trabalho de modernização da gestão cultural incentivado pelo prefeito Rodrigo Cunha para fortalecer a cultura como vetor de desenvolvimento, turismo e geração de oportunidades na capital alagoana.
Veja também
Últimas notícias
Renan Filho debate novo ciclo de desenvolvimento para Região Norte de AL
AMA conhece proposta do Sebrae para ampliar acesso dos municípios a recursos
Arapiraca recebe imersão de escrita criativa sobre criação e fracasso
MPF discute ordenamento da orla de Maragogi e proteção de restinga
Myriel Neto busca experiências para fortalecer a cultura de Maceió
Homem é preso por tentar matar irmão esfaqueado no Sertão de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
