TJAL realiza Semana da Justiça pela Paz em Casa de 17 a 21 de agosto
Mutirão em Maceió e Arapiraca terá mais de 270 audiências de processos relacionados à violência doméstica
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) realiza, de 17 a 21 de agosto, mais uma edição da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa. Estão previstas mais de 270 audiências
As sessões terão início às 8h30 e ocorrerão no 1º e no 2º Juizados de Violência Doméstica de Maceió e no Juizado de Violência Doméstica de Arapiraca. O mutirão conta com o apoio do Projeto Justiça Itinerante do TJAL.
A previsão é de aproximadamente 90 audiências em cada um dos dois Juizados de Maceió e outras 97 em Arapiraca, totalizando mais de 270 atos ao longo da semana.
A pauta será formada principalmente por audiências de instrução relacionadas a ações criminais de violência doméstica. Serão analisados, na maior parte, processos de lesão corporal, ameaça e descumprimento de medida protetiva.
Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, o Programa Justiça pela Paz em Casa busca ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), por meio da concentração de esforços para dar maior agilidade aos processos relacionados à violência de gênero.
Criado em março de 2015, o programa realiza três semanas de mobilização por ano. As edições acontecem em março, em referência ao Dia Internacional da Mulher; em agosto, mês em que se celebra o aniversário da Lei Maria da Penha; e em novembro, período que inclui o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.
Além dos esforços concentrados na tramitação dos processos, o Justiça pela Paz em Casa também promove ações interdisciplinares voltadas à visibilidade do tema e à sensibilização da sociedade para o enfrentamento à violência contra as mulheres.
O 1º Juizado da Mulher de Maceió é comandado pela juíza Soraya Maranhão; o 2º Juizado tem à frente o juiz Diego Araújo Dantas; e o titular do Juizado da Mulher de Arapiraca é o juiz Anderson Passos.
Últimas notícias
Vinda de Carlos Bolsonaro leva 150 mil pessoas ao Bloco do 22 em Maceió
Mulher é presa suspeita de desviar até R$ 20 mil de clínica odontológica em Maceió
Alfredo Gaspar apresenta propostas de Flávio Bolsonaro em encontro na Bahia
Lei de Cibele Moura que garante piso salarial a farmacêuticos hospitalares é promulgada
Governo de Alagoas antecipa pagamento dos servidores para 27 de outubro
'Serial killer de Maceió' é condenado a 60 anos por matar casal no Vergel
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
