Justiça determina que obras do Litoral Sul devem observar regramento ambiental federal
Decisão busca proteger uma das áreas mais valorizadas do litoral alagoano
A Justiça Federal de Alagoas determinou que novos licenciamentos, obras e empreendimentos imobiliários, compreendidos entre a Praia do Francês (localizada em Marechal Deodoro) e Barra de São Miguel, devem seguir obrigatoriamente as diretrizes do Conama, que dispõe sobre os limites de restingas e Área de Proteção Permanente (APP) costeira. A medida atende parcialmente pedido de esclarecimento feito pelo Ministério Público Federal (MPF) e visa ordenar a ocupação urbana da área.
Segundo a decisão, o órgão ambiental responsável competente deve avaliar individualmente cada novo projeto por meio de perícias, estudos técnicos e levantamentos georreferenciados. Caso a análise comprove a presença de ecossistema de restinga na faixa mínima de 300 metros a partir da linha preamar máxima, ou vegetação de restinga, restrições protetivas mais severas deverão ser aplicadas.
A justiça também determina que as avaliações de impacto ambiental sejam integradas e de caráter corretivo e prospectivo. Os estudos de novos projetos deverão mensurar os impactos cumulativos de intervenções vizinhas e obras de infraestrutura regional, vetando também o uso de relatórios simplificados em substituição de Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), instrumentos jurídicos de avaliação.
Quanto às obras físicas, por razões de segurança jurídica e proteção da boa-fé, as obras físicas regularmente licenciadas e que já foram iniciadas antes da nova liberação estão preservadas. O processo decorre da sentença de duas Ações Civis Públicas, iniciadas em 2010 e 2012, movidas pelo MPF. A decisão também fixou prazo único de 60 dias, contado da intimação, para que os órgãos e entidades envolvidos concluam e apresentem as minutas do Termo de Referência e do Termo de Compromisso Coletivo que orientarão a execução das medidas.
Últimas notícias
Maragogi recebe nesta sexta (25) evento de negócios do BNB para empresários
Advogada arapiraquense emociona ao se despedir de Bruno Avelar nas redes
Sondagens apontam PSDB com três cadeiras e Sales na liderança da chapa
TJAL manda prender acusados pela morte de Cláudia Pollyanne em Alagoas
Em Arapiraca, JHC defende terceira macrorregião de saúde para atender Sertão
Hospital do Pilar registra 251 cirurgias de moradores de Atalaia
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
