Candidatura de esposa de líder do CV em Alagoas é vetada no RJ
Decisão do TRE-RJ aponta tentativa de infiltração política ligada à cúpula de facção que atua em território alagoano
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) barrou, por unanimidade, o registro de candidatura de Mariana de Souza (PP), que disputava uma vaga como Deputada Federal pelo Rio de Janeiro. Ela é casada com Wilson Marques de Albuquerque, apontado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de Alagoas como o número 2 na hierarquia do Comando Vermelho em território alagoano.
O pedido de impugnação foi formulado pelo Ministério Público Eleitoral. Segundo o documento, o vínculo matrimonial e financeiro da candidata projetaria uma influência entre a facção criminosa e o poder legislativo.
Wilson, conhecido também com Zé Dirceu ou Alex, acumula condenações que ultrapassam 31 anos de prisão por tráfico e associação para o tráfico, encontrando-se foragido da Justiça desde que fugiu da prisão, em 2017. Ele encontra-se foragido, mas, segundo relatórios de investigação, ainda exerce influência nas operações criminosas em Alagoas.
Para o TRE-RJ, o projeto político da candidata não se mostrava autônomo, configurando risco de infiltração da criminalidade no poder. Relatórios também apontaram que a candidata agia de forma a blindar o companheiro, com quem está casada desde 2025, chegando a ocultar o rosto de Wilson em postagens nas redes sociais para evitar sua captura por forças policiais.
Em pronunciamento feito por meio das redes sociais, Mariana rechaçou as acusações, negando qualquer tipo de auxílio ou financiamento por parte das organizações criminosas e que desconhecia as atividades do marido. Cabe recurso da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Veja também
Últimas notícias
Ex-aluno volta à escola onde estudou como piloto e vídeo viraliza
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 52 milhões nesta terça-feira (29)
Justiça Eleitoral manda retirar propagandas contra Arthur Lira e eleva multa para R$ 100 mil
Plano Diretor de Maceió avança na Câmara com parecer favorável da CCJ
Decisão do TRE sobre rádios ligadas a JHC tensiona reta final da campanha
Homem é resgatado do mar e alega que estava sendo perseguido na Ponta Verde
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
