Morre Élcio de Gusmão, professor da UFAL e doutor da Educação

Na manhã desta sexta (11), faleceu o professor e pesquisador Élcio de Gusmão, com 73 anos, vítima de um câncer. O estudioso era natural de Porto Calvo, e é considerado um dos maiores nomes da pesquisa em educação de Alagoas. O sepultamento de Dr. Élcio será neste sábado, às 10h, no cemitério Parque das Flores, em Maceió.
Muitas pessoas e instituições manifestaram seu pesar pelo falecimento do educador, incluindo o governador Renan Filho. Confira a nota publicada:
Com o falecimento do professor Élcio de Gusmão Verçosa, a Educação em Alagoas perde um de seus mais dedicados e eficientes profissionais. Élcio tinha espírito público, entusiasmo e capacidade de aglutinar as pessoas em torno da causa a que dedicou sua vida: a defesa da escola pública e gratuita e do ensino de qualidade. Sua opinião, seus conselhos e críticas eram sempre ouvidos com atenção e respeito. Ele vai fazer falta a todos nós.
Em nome do Governo do Estado, manifesto profundo pesar e solidariedade à sua família, e rogo a Deus que lhes dê conforto neste momento de tristeza e saudade.
RENAN FILHO - Governador
Sobre a tragetória do professor, a Adufal (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas) escreveu:
"Élcio de Gusmão Verçosa é Doutor em Educação. Foi presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas, Diretor do Centro de Educação e presidente do Conselho Estadual de Educação, com uma trajetória marcante em defesa da educação pública e da redemocratização política do País, fazendo os enfrentamentos necessários na defesa de uma Associação de Professores de Alagoas autônoma e independente ainda na década de 1980. Pesquisador destacado, contribuiu para a reflexão dos rumos educacionais do estado, colaborando na construção de um modelo interpretativo sobre as raízes estruturais das deficiências do ensino e dos desafios que precisam ser superados para o alcance de uma educação de qualidade".
Últimas notícias

Fluxo de passageiros internacionais cresce cerca de 70% no primeiro semestre de 2025

Nova convocação da Educação reforça rede municipal com mais 119 aprovados no PSS

Motorista por aplicativo forjou sequestro e incêndio para tentar obter R$ 50 mil de seguro, revelou PC

Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em São José da Tapera

Adolescente de 14 anos desaparecida em Arapiraca é encontrada

Com relatoria de deputado alagoano, avança isenção do IR para quem ganha até R$5 mil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
