Após 12 anos, nasce bebê em Fernando de Noronha
Determinação do Ministério da Saúde proíbe nascimentos de crianças na ilha devido a falta de estrutura

Após 12 anos, nasce um bebê em Fernando de Noronha - PE. A camareira Jamylla Gomes Ribeiro da Silva, de 22 anos, deu a luz a pequena Ana Eloísa, a primeira menina a nascer na ilha depois de mais de uma década. A mulher não sabia que estava grávida e teve a filha em casa, no sábado (19). Determinação do Ministério da Saúde proíbe nascimentos de crianças na ilha devido a falta de estrutura como UTI e banco de sangue.
A jovem estava amamentando outra filha, que tem pouco mais de um ano. Como não tinha menstruação regular, ela não sabia que estava grávida.
“Hora nenhuma eu soube que estava grávida, foi uma surpresa, um choque. Eu fiz um teste no hospital e deu negativo. Vou esperar a volta da enfermeira, que está de férias, vou solicitar uma segunda via para mostrar”, contou.
A outra filha chama-se Ágata e nasceu no Recife. “Eu não aconselho ninguém a ter o filho na ilha. O parto pode ser complicado, em Noronha não tem UTI. Eu não tive porque quis. Se eu soubesse, teria feito o acompanhamento, teria tomado as vacinas. Não pretendo ter outro filho”, explicou.
Apesar do susto, Jamylla encara o nascimento como um presente. “Minha filha veio depois do Dia das Mães, foi um presente. Eu me emociono, graças a Deus ela veio com saúde. Eu espero que Ana estude e seja alguém, tanto ela quanto a irmã”, falou.
Determinação federal
Por determinação do Ministério da Saúde, os partos em Noronha não são autorizados. O hospital da ilha não conta com sala de UTI e também não possui banco de sangue, assim como não atende a outras exigências para nascimentos.
Depois do parto mãe e filha foram atendidas no Hospital São Lucas e tiveram alta na segunda-feira (21). A garota pesa 3,5 quilos e está bem de saúde.
Últimas notícias

Prefeito Dani, de Maragogi, está entre os 10 prefeitos mais bem avaliados de Alagoas

Salas de apoio à amamentação podem se tornar obrigatórias em órgãos públicos da capital

JHC visita obras da Casa do Autista, marco na saúde pública de Maceió

Israel divulga imagens de ataque do Hamas e destaca pai que salvou filhos no massacre

Moraes manda vistoriar carros e área externa da casa de Bolsonaro

Delegado perde controle de veículo e cai de ponte ao desviar de animal na AL-220
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
