Após 12 anos, nasce bebê em Fernando de Noronha
Determinação do Ministério da Saúde proíbe nascimentos de crianças na ilha devido a falta de estrutura
Após 12 anos, nasce um bebê em Fernando de Noronha - PE. A camareira Jamylla Gomes Ribeiro da Silva, de 22 anos, deu a luz a pequena Ana Eloísa, a primeira menina a nascer na ilha depois de mais de uma década. A mulher não sabia que estava grávida e teve a filha em casa, no sábado (19). Determinação do Ministério da Saúde proíbe nascimentos de crianças na ilha devido a falta de estrutura como UTI e banco de sangue.
A jovem estava amamentando outra filha, que tem pouco mais de um ano. Como não tinha menstruação regular, ela não sabia que estava grávida.
“Hora nenhuma eu soube que estava grávida, foi uma surpresa, um choque. Eu fiz um teste no hospital e deu negativo. Vou esperar a volta da enfermeira, que está de férias, vou solicitar uma segunda via para mostrar”, contou.
A outra filha chama-se Ágata e nasceu no Recife. “Eu não aconselho ninguém a ter o filho na ilha. O parto pode ser complicado, em Noronha não tem UTI. Eu não tive porque quis. Se eu soubesse, teria feito o acompanhamento, teria tomado as vacinas. Não pretendo ter outro filho”, explicou.
Apesar do susto, Jamylla encara o nascimento como um presente. “Minha filha veio depois do Dia das Mães, foi um presente. Eu me emociono, graças a Deus ela veio com saúde. Eu espero que Ana estude e seja alguém, tanto ela quanto a irmã”, falou.
Determinação federal
Por determinação do Ministério da Saúde, os partos em Noronha não são autorizados. O hospital da ilha não conta com sala de UTI e também não possui banco de sangue, assim como não atende a outras exigências para nascimentos.
Depois do parto mãe e filha foram atendidas no Hospital São Lucas e tiveram alta na segunda-feira (21). A garota pesa 3,5 quilos e está bem de saúde.
Últimas notícias
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Caminhão desce sem freio e provoca colisão com dois carros em Palmeira dos Índios
Cibele Moura celebra vitória de João Neto na presidência do CRF-AL
[Vídeo] Tartaruga verde é resgatada com marcas de rede e traumatismo craniano
Suspeito de atirar em escola indígena é preso em Palmeira dos Índios
Após mobilização, filho do chefe de operações da Delegacia de Marechal é encontrado
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
