Imprensa Oficial lança Água do Mar nos Olhos, livro do cantor e compositor Wado
Coquetel de lançamento será realizado no Teatro Jofre Soares, Sesc Centro, no dia 6/7
A Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança o livro Água do Mar nos Olhos, obra que reúne a arte e a poesia do cantor e compositor Wado. O coquetel de lançamento será realizado no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro, nesta sexta-feira (06/07), a partir das 20h. Além da sessão de autógrafos, a programação do evento prevê também a exibição de um documentário do artista e a realização de um pocket show do músico paulista André Abujamra. O evento é gratuito e aberto ao público.
O livro reúne as letras de todas as músicas do compositor Wado, anteriores ao disco Precariado, lançado recentemente. Além da obra poética, o conteúdo traz ainda reproduções de desenhos e telas do catarinense radicado em Alagoas, revelando uma de suas facetas menos conhecidas: a do artista visual. Água do Mar nos Olhos foi um dos 15 títulos selecionados pelo Edital Para Publicação de Obras Literárias da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, em 2017.
“Esta obra do Wado é mais uma publicação da Imprensa Oficial Graciliano Ramos com grande potencial para conquistar o mercado editorial brasileiro, assim como Ninho de Cobras, de Lêdo Ivo e O Mundo do Menino Impossível, de Jorge de Lima. Com este livro estamos incrementando o catálogo de publicações que pretendemos levar para outros estados, ampliando nossa atuação para além das fronteiras alagoanas”, afirma Dagoberto Omena, diretor presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.
Com 17 anos de carreira e dez discos gravados, as letras das músicas de Wado apresentam temática rica e diversa que apontam para o artista em constante transformação. Se de um lado celebra a contribuição da comunidade afro-brasileira na cultura do país, do outro também denuncia o racismo e a desigualdade vividos pela população preta. Se de um lado discorre, com leveza, sobre a alegria e o amor, também canta sobre sentimentos de desilusão, desencontros e solidão.
“Além das reflexões políticas, sociais e existenciais da obra do Wado, este livro também apresenta um pouco da sua produção como artista visual. Seu traço criativo traz elementos presentes na sua música, como a malícia, o humor e a ironia, além de uma forte inspiração na pop art e na arte urbana. São 29 desenhos selecionados, feitos ao longo dos últimos 20 anos em cadernos de anotações e molesquines, que ilustram as páginas em papel kraft do livro, além de sete galerias, em papel couchê, com 25 telas de sua produção mais recente”, descreve Fernando Rizzotto, diretor de arte da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, autor do projeto gráfico do livro.
Segundo Patrycia Monteiro, coordenadora editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, o livro do Wado pode reacender uma antiga polêmica que permeia o mundo literário: se letra de música é ou não poesia. “De tempos em tempos essa discussão vem à tona, como aconteceu, em 2016, quando Bob Dylan ganhou o Nobel de Literatura. Ao dedicar uma das mais cobiçadas premiações literárias internacionais, pela primeira vez, a um cantor e compositor, a Academia Sueca parecia ter dado a palavra final à controvérsia”, relembra. “Claro, tais justificativas foram amplamente discutidas e ferozmente criticadas por especialistas (ou não) nos quatro cantos do mundo. Contudo, se é impossível chegar ao consenso nesta contenda, há um ponto para o qual podemos todos convergir: é inegável o vínculo entre a boa música e a poesia. E este vínculo pode ser percebido também nas páginas do livro do compositor Wado”.
Serviço
Lançamento do livro Água do Mar nos Olhos, de Wado
Onde: Teatro Jofre Soares/Sesc Maceió.
Endereço: Rua Barão de Alagoas, 229
Quando: 06/07/18, a partir das 20h
Show de André Abujamra a partir das 21h
Como: Evento gratuito e aberto ao público
Mais informações: Patrycia Monteiro – 82 98883-7609 (Whatsapp)
Últimas notícias
Prefeitura divulga programação completa para o Girau Folia 2026
Governo pode acelerar debate sobre fim da escala 6x1 enquanto PEC avança na Câmara
Secretaria de Agricultura de Maragogi realiza abertura do Ano Rural com agricultores e lideranças da zona rural
Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
Educação prorroga prazo de chamada pública para agricultura familiar até 23 de fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
