Consuni Ufal aprova nota de solidariedade ao Museu Nacional
Reunião ordinária do Conselho Universitário foi marcada por consternação com o trágico incêndio
A reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizada na segunda-feira (3), foi marcada pela consternação, dos técnicos administrativos, estudantes e docentes presentes, com a tragédia ocorrida no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, na noite do domingo (2) na cidade do Rio de Janeiro. Na oportunidade, a pró-reitora Joelma Albuquerque da Pró-reitoria de Extensão (Proex) apresentou uma nota para expressar os sentimentos de indignação frente ao fato ocorrido, que foi aprovada por unanimidade.
O diretor do Museu de História Natural (MNH) da Ufal, Jorge Luís Lopes, também se solidarizou com o caso. ‘’Nós reiteramos e sabemos do grande apoio que temos recebido, não apenas pela gestão, mas de todos os conselheiros, de todas as pessoas que fazem a Universidade, para que olhem diferentemente para esses mecanismos de transmissão de conhecimento que são os museus’’, ressaltou.
O professor ressalta que, assim como o Museu Nacional, o Museu de História Natural da Ufal detém patrimônios únicos, e que outros museus do Brasil também passam por situações de igual risco. ‘’ O fóssil mais importante de mamífero do Brasil, hoje se encontra no MNH, é um fóssil que está sob nossa responsabilidade, porque é a única peça que existe no mundo, não é no país, é no mundo!’’, enfatizou ao comentar sobre uma parte do acervo do MNH, que será divulgada posteriormente, após a conclusão das pesquisas.
A reitora Valéria Correia afirma que as universidades que possuem prédios históricos precisam ter um diferencial em seu custeio, principalmente quando se trata de museu, por causa da especificidade. Além disso, também demonstrou sua tristeza frente ao caso. ‘’Enquanto o Museu Nacional queimava, a nossa história estava sendo apagada. Foi uma consternação nacional’’, lamentou a reitora.
Veja também
Últimas notícias
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
