Consuni Ufal aprova nota de solidariedade ao Museu Nacional
Reunião ordinária do Conselho Universitário foi marcada por consternação com o trágico incêndio
A reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizada na segunda-feira (3), foi marcada pela consternação, dos técnicos administrativos, estudantes e docentes presentes, com a tragédia ocorrida no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, na noite do domingo (2) na cidade do Rio de Janeiro. Na oportunidade, a pró-reitora Joelma Albuquerque da Pró-reitoria de Extensão (Proex) apresentou uma nota para expressar os sentimentos de indignação frente ao fato ocorrido, que foi aprovada por unanimidade.
O diretor do Museu de História Natural (MNH) da Ufal, Jorge Luís Lopes, também se solidarizou com o caso. ‘’Nós reiteramos e sabemos do grande apoio que temos recebido, não apenas pela gestão, mas de todos os conselheiros, de todas as pessoas que fazem a Universidade, para que olhem diferentemente para esses mecanismos de transmissão de conhecimento que são os museus’’, ressaltou.
O professor ressalta que, assim como o Museu Nacional, o Museu de História Natural da Ufal detém patrimônios únicos, e que outros museus do Brasil também passam por situações de igual risco. ‘’ O fóssil mais importante de mamífero do Brasil, hoje se encontra no MNH, é um fóssil que está sob nossa responsabilidade, porque é a única peça que existe no mundo, não é no país, é no mundo!’’, enfatizou ao comentar sobre uma parte do acervo do MNH, que será divulgada posteriormente, após a conclusão das pesquisas.
A reitora Valéria Correia afirma que as universidades que possuem prédios históricos precisam ter um diferencial em seu custeio, principalmente quando se trata de museu, por causa da especificidade. Além disso, também demonstrou sua tristeza frente ao caso. ‘’Enquanto o Museu Nacional queimava, a nossa história estava sendo apagada. Foi uma consternação nacional’’, lamentou a reitora.
Veja também
Últimas notícias
Maceió recebe comitiva do Paraguai e apresenta Gigantinhos Bilíngue como referência em educação infantil
OAB decide, por unanimidade, apoiar ação da DPAL que pede retirada do nome da Avenida Fernandes Lima
Jovens ficam presos em montanha-russa a 30 metros de altura nos EUA
Fãs do BTS criam rede de atendimentos psicológicos gratuitos. Saiba mais
Novo relato de furto na Linha 4-Amarela viraliza nas redes sociais
Professor arapiraquense é nomeado Delegado do Conselho Regional de Educação Física
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Banco do Brasil lança plataforma digital para venda de imóveis
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
