Jornalista Christina Lemos diz que disputa no Senado é todos contra Renan Calheiros
Publicação foi feita nesta quarta-feira
A jornalista Christina Lemos, da Record TV e do portal R7, traz em seu no blog nesta quarta-feira (8) que a disputa para a oresidência do Senado é todos contra o senador Renan Calheiros (MDB/AL).
De acordo com a publicação da bloqueira, a pulverização de candidatos na disputa pela presidência do Senado não favorecerá o emedebista Renan Calheiros. Ela diz que isso é o que prometem os partidos pró-Bolsonaro na Casa.
Segundo a jornalista, há pelo menos sete senadores em campanha pela cadeira de Eunício Oliveira e cinco deles acertaram um acordo de cavalheiros: liberdade para buscar votos até a última semana anterior à eleição, quando então haverá uma aglutinação em torno daquele que demonstrar ter melhores condições de vencer Calheiros, hoje considerado favorito e hostil ao novo governo.
Conforme Christina Lemos, estão em disputa declarada pelo comando da Casa os senadores Tasso Jereissati (PSDB/CE), Álvaro Dias (Podemos/PR), Espiridião Amin (senador-eleito PP/SC), Major Olímpio (senador-eleiro PSL/ SP), Davi Alcolumbre (DEM/AP), Renan Calheiros (MDB/AL), além de Simone Tebet, também do MDB (MS), que pode lançar candidatura avulsa. A senadora corre por fora na disputa e tenta se viabilizar como “terceira-via”, isto é, nem pró nem contra o Planalto, e sob o argumento de que já é hora de uma mulher presidir a Casa.
Ela diz que o alto número de concorrentes é novidade no Senado e fez o presidente Eunício Oliveira estabelecer — em questão de ordem feita no finaldo ano passado pelo então senador Ronaldo Caiado (DEM/GO) — que somente se elegerá aquele que obtiver votação superior a 41 votos, entre os 81 senadores. O presidente do Senado é também presidente do Congresso e o terceiro na linha sucessória na Presidência da República.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
