Contribuinte pode destinar parte do IR ao Fundo da Criança e do Adolescente
Receita Federal liberou, nesta segunda-feira (25), programa para fazer a declaração; prazo para envio é de 7 de março a 30 de abril

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (25) o programa para os contribuintes fazerem a declaração de Imposto de Renda (IR). Apesar de o prazo de envio iniciar apenas no próximo dia 7 de março, é importante as pessoas já ficarem atentas.
Pouca gente sabe, mas é possível direcionar, no momento da declaração, parte desta contribuição para o Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente. Esse direito existe desde 1990, quando o fundo foi criado no âmbito do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os fundos são administrados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e financiam projetos sociais por todo o Brasil.
Em Alagoas, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), que coordena as políticas da Criança e do Adolescente, começou a reforçar a ideia de incentivar a doação, por meio da destinação de parte do Imposto de Renda.
“A ideia é mobilizar a sociedade, sobretudo os profissionais de contabilidade, para que estejam cientes que podem contribuir com o fortalecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Por isso adotamos como lema da nossa campanha a frase ‘No fundo, é você quem faz a diferença”, explicou a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt.
Para fazer a doação, o declarante precisa utilizar o modelo completo da Declaração de Imposto de Renda até o dia 30 de abril, prazo final para a entrega da declaração. Os interessados podem contribuir com 3% do valor que é pago à Receita Federal.
Os interessados em fazer a doação no momento da declaração do Imposto de Renda devem preencher o formulário no sistema com os dados da conta do Fundo Estadual (Banco: Caixa Econômica. Agência: 2735 / Operação: 006 / Conta: 00001498-3).
Veja também
Últimas notícias

Colisão entre carro e moto é registrada na rodovia AL-110, em Taquarana

Homem é atingido por comparsa durante execução de vítima e acaba preso após ser atendido em UPA

Homem perde controle de veículo e colide contra poste, em Arapiraca

Operação Ruído Zero aborda motociclistas com descarga alterada em Maceió

Colisão entre motocicletas deixa duas pessoas gravemente feridas em Penedo

Prefeitura de Lagoa da Canoa promove corrida em homenagem ao Trabalhador
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
