Cidadania

Porto Calvo comemora 383º aniversário com grande festa e corridas de rua

Queima de fogos, corridas de rua, inaugurações, solenidades, e show de Mano Walter e Samyra Show estão na programação

Por 7Segundos com assessoria 12/04/2019 08h08
Porto Calvo comemora 383º aniversário com grande festa e corridas de rua
Samyra Show e Mano Walter vão se apresentar em Porto Calvo - Foto: Assessoria

Nesta sexta-feira (12), dia que marca o 383º aniversário da cidade, a Prefeitura de Porto Calvo preparou uma grande festa com direito a queima de fogos, corridas de rua e programação artística com apresentações de Mano Walter e Samyra Show. O festejo ainda contará com inaugurações, entregas e solenidade cívica.

A festa vai iniciar às 5h, com alvorada de fogos e corridas de rua, já às 7h da manhã está agendado o Hasteamento das Bandeiras e depois tem a missa solene na histórica igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação.

O governo municipal vai inaugurar o Ginásio Poliesportivo na Usina Santa Maria; o novo prédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Tributos; reinaugurar o Centro de Radiodiagnóstico; ordem de serviço da obra do anel viário, lançamento oficial do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp); entrega de um novo ônibus e outras obras e ações.

As apresentações artísticas de Mano Walter e Samyra Show estão marcadas para às 22h na antiga AABB, na Rua do Varadouro, no dia 12. Além disso, o público ainda vai poder contar o DJ Nelson Neto. Um grande esquema de segurança está sendo montado para garantir a alegria do folião. Caravanas estão sendo esperadas de várias cidades de Alagoas e Pernambuco.

Um pouco de história

O chamado povoado Nossa Senhora da Apresentação já era habitado por nativos quando Cristóvão Lins chegou em 1575, ao colonizador é atribuída a fundação da atual Porto Calvo. O povoado foi elevado a vila em 12 de abril de 1636. O histórico município foi palco sangrento de batalhas entre portugueses, holandeses e nativos.

Com a descoberta do Fortim Bass, na Ilha do Guedes em 2015, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) classificou a cidade como a maior referência do Período Holandês no Brasil. Porto Calvo tem grandes personagens ilustres na história do país como: Domingos Fernandes Calabar, Zumbi dos Palmares e Guedes de Miranda.